Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3189
Tipo: Monografia
Título: Produção de material didático sobre trilhas ecológicas em Kaingang na Escola Pẽró Ga na Terra Indígena Nonoai-RS
Autor(es): Garcia, Roseli
Primeiro Orientador: Coan, Cherlei Marcia
Primeiro membro da banca: Coan, Cherlei Marcia
Segundo membro da banca: Moro, Fernanda Teresa
Terceiro membro da banca: Dartora, Vanderleia
Resumo: Esta pesquisa busca refletir sobre a importância de produzir um material didático na língua kaingang sobre trilhas ecológicas no ensino de Ciências voltado para os anos finais do Ensino Fundamental. Esse material tem como ponto de partida as vivências dos alunos na área indígena Bananeira, no município de Gramado dos Loureiros-RS. A abordagem metodológica desenvolvida foi a qualitativa de natureza exploratória. Os dados iniciais foram coletados por meio de questionário aplicado com alunos das turmas do 6º e 9º anos do Ensino Fundamental da escola Pẽró Ga buscando levantar que conhecimentos eles possuem sobre as plantas antes e após ter estudado esse tema na disciplina de Ciências. Em seguida, foi feito um levantamento das plantas do pátio da escola e montado uma trilha e um material didático para conduzir o percurso durante a trilha ecológica. Os resultados obtidos mostraram que é possível trabalhar a língua materna no Ensino de Ciências através da trilha ecológica, junto com os conteúdos dessa área do conhecimento. Os alunos participantes chegaram a reconhecer a importância de trabalhar na língua materna no Ensino de Ciências a partir da realidade deles. Os alunos relatam que conseguem entender melhor o conteúdo na língua materna. O ensino de Ciências é desenvolvido sem considerar o conhecimento prévio dos alunos, tampouco o contexto e as particularidades por eles vividas são considerados e que poderiam agregar a valorização da sua cultura e identidade. A contribuição desse trabalho é mostrar que esse desafio é possível de ser realizado.
Abstract/Resumen: This research seeks to reflect on the importance of producing a didactic material in the Kaingang language on ecological trails in the teaching of Sciences directed towards the final years of Elementary School. This material has as its starting point the students' experiences in the Bananeira indigenous area, in the municipality of Gramado dos Loureiros-RS. The methodological approach developed was qualitative of an exploratory nature. The initial data were collected through a questionnaire applied with students from the 6th and 9th grade classes of the Pẽró Ga school, seeking to establish what knowledge they have about plants before and after studying this subject in the discipline of Science. Next, a survey of the school's yard plans was done and a trail and didactic material were set up to guide the course along the ecological trail. The results showed that it is possible to work the mother tongue in the Teaching of Sciences through the ecological trail, along with the contents of this area of knowledge. Participating students came to recognize the importance of working in the mother tongue in Science Teaching from their reality. Students report that they can better understand content in their mother tongue. The teaching of science is developed without considering the previous knowledge of the students, neither the context and the particularities they are experienced are considered and that could add the appreciation of their culture and identity. The great contribution of this work is to show that this challenge is possible to be realized.
Palavras-chave: Kaingang
Ciência
Material didático
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3189
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GARCIA.pdf2,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.