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Tipo: Monografia
Título: A construção da identidade do jovem indígena a partir da proposta da educação do campo
Autor(es): Mello, Juliana Loureiro de
Primeiro Orientador: Ody, Leandro Carlos
Primeiro membro da banca: Ody, Leandro Carlos
Segundo membro da banca: Coan, Cherlei Marcia
Terceiro membro da banca: Onçay, Solange Todero Von
Resumo: O presente trabalho refere-se a questão da construção da identidade do jovem indígena a partir da proposta da educação do campo. Buscou-se entender os motivos que contribuíram para que a identidade do jovem indígena esteja se perdendo e como a proposta da educação do campo pode contribuir para a construção dessa identidade. A metodologia foi qualitativa de natureza exploratória. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário com seis questões. As respostas foram analisadas de forma descritiva, buscando semelhanças e divergências na visão de dois professores indígenas e dois estudantes de ensino superior a respeito da identidade do jovem indígena, dialogando os resultados com as pesquisas dos autores utilizados no referencial teórico. Os resultados apontam que o jovem indígena está perdendo sua identidade cultural devido a chegada das escolas na comunidade indígena, que antigamente o conhecimento era passado dos mais velhos para os mais novos. Com a implantação da escola nas aldeias a tarefa de ensinar sai das mãos dos mais velhos e passa para a escola. Outro fator que influenciou na perda da identidade é a modernidade e o uso de tecnologias, causando-lhes maior interesse. Os professores tentam trabalhar em cima do fortalecimento da identidade nas escolas, mas encontram muitos desafios. A educação do campo vem com uma proposta de que a educação seja construída pelo povo indígena, na comunidade indígena, com uma educação voltada para a realidade, que atenda as necessidades deste povo. Após o estudo a conclusão chegada foi que a proposta da educação do campo pode contribuir em vários aspectos para a revitalização da identidade cultural do jovem indígena.
Abstract/Resumen: The present work refers to the question of the construction of the identity of the indigenous youth from the proposal of the education of the field. It was sought to understand the reasons that contributed to the identity of the young indigenous being lost and how the proposal of rural education can contribute to the construction of identity. The methodology was qualitative of exploratory nature. The data collection was performed through a questionnaire with six questions. The answers were analyzed in a descriptive way, seeking similarities and divergences in the views of two indigenous teachers and two students of higher education regarding the identity of the indigenous youth, dialoguing the results with the authors' researches used in the theoretical reference. The results indicate that the young indigenous people are losing their cultural identity due to the arrival of the schools in the indigenous community, that formerly the knowledge was passed from the oldest to the youngest. With the implantation of the school in the villages the task of teaching leaves the hands of the elders and passes to the school. Another factor that influenced the loss of identity is the modernity and the use of technologies, causing them greater interest. Teachers try to work on strengthening the identity in schools but encounter many challenges. The education of the countryside comes with a proposal that education be built by the indigenous people in the indigenous community, with an education focused on reality that meets the needs of this people. After the study the conclusion reached was that the proposal of the education of the field can contribute in several aspects to the revitalization of the cultural identity of the indigenous youth.
Palavras-chave: Educação indígena
Jovens
Identidade cultural
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3190
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo

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