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Tipo: Monografia
Título: Impactos da fragmentação do ensino de ciências no nono ano do ensino fundamental nas escolas públicas do Município de Itatiba do Sul/RS
Autor(es): Seghetto, Maiara
Primeiro Orientador: Krebs, Jaqueline Teresinha
Primeiro membro da banca: Krebs, Jaqueline Teresinha
Segundo membro da banca: Oliveira, Renata Portugal
Terceiro membro da banca: Lerin, Lindomar Alberto
Resumo: A presente pesquisa tem o objetivo de apresentar e analisar impactos da fragmentação do ensino de ciências no nono ano do ensino fundamental, nas escolas públicas do município de Itatiba do Sul/RS. A pesquisa foi desenvolvida nas escolas públicas de Itatiba do Sul, município localizado na região norte do Rio Grande do Sul. De acordo com o Censo (IBGE 2010) o município conta com 3.944 habitantes e uma área territorial de 212, 121 km². A economia desta pequena cidade é baseada na agricultura, com a produção de fumo, laranja, leite e grãos, sendo todos produzidos por pequenas propriedades rurais, onde o serviço é desenvolvido pela própria família. A abordagem metodológica desenvolvida foi a qualitativa de natureza exploratória, os dados foram coletados através de entrevista, a partir de um questionário estruturado com apenas quatro perguntas a respeito do ensino de ciências do nono ano do ensino fundamental. O objetivo desta pesquisa foi de verificar os impactos da fragmentação do ensino de ciências no 9º ano, do ensino fundamental. Como isso afeta a contextualização e a interpretação do conhecimento científico, de forma mais global por parte dos educandos. Também, promover um debate acerca do currículo interdisciplinar e das práticas pedagógicas adotadas pelos professores de ciências da natureza nas escolas do campo. Como justificativa para essa pesquisa pretendeu-se verificar os reflexos da ruptura do ensino de ciências no nono ano, a formação dos professores que trabalham com essa turma trazendo a relação com o contexto campo. A fragmentação das matérias de ciências, demonstram problemas de entendimento por parte dos alunos. Através dos resultados das perguntas aplicadas aos alunos há uma possibilidade de se pensar e organizar uma didática para a matéria da qual eles relatam ter maior dificuldade de aprendizagem que é a física, abordando a disciplina com uma metodologia didática que permita aos alunos enxergar a ciência como algo que está presente em seu cotidiano e despertar seu interesse para compreender fenômenos observados em seu dia a dia. Com a analise dos dados coletados a partir da seguinte pesquisa pode ser observado que existem impactos na fragmentação do ensino de ciências no nono ano do ensino fundamental nas escolas publicas do município de Itatiba do Sul\ RS.
Abstract/Resumen: The present research has the objective of presenting and analyzing the impacts of the fragmentation of science education in the ninth year of elementary education, in the public schools of the city of Itatiba do Sul / RS. The research was carried out in the public schools of Itatiba do Sul, a municipality located in the northern region of Rio Grande do Sul. According to the Census (IBGE 2010), the municipality has 3,944 inhabitants and a territorial area of 212, 121 km². The economy of this small town is based on agriculture, with the production of tobacco, orange, milk and grains, all being produced by small rural properties, where the service is developed by the family itself. The methodological approach developed was qualitative of an exploratory nature, the data were collected through an interview, based on a questionnaire structured with only four questions regarding the science teaching of the ninth year of elementary school. The objective of this research was to verify the impacts of the fragmentation of science education in the 9th grade, elementary school. How this affects the contextualization and interpretation of scientific knowledge, in a more global way on the part of the students. Also, to promote a debate about the interdisciplinary curriculum and the pedagogical practices adopted by the professors of natural sciences in the schools of the field. As justification for this research was intended to verify the reflexes of the rupture of science education in the ninth year, the training of teachers working with this group bringing the relationship with the field context. The fragmentation of science subjects demonstrates problems of understanding on the part of the students. Through the results of the questions applied to the students there is a possibility of thinking and organizing a didactics for the subject of which they report having greater difficulty of learning that is the physics, approaching the discipline with a didactic methodology that allows the students to see science as something that is present in their daily life and arouse their interest to understand phenomena observed in their daily life. With the analysis of the data collected from the following research it can be observed that there are impacts on the fragmentation of science education in the ninth grade of elementary school in the public schools of Itatiba do Sul \ RS.
Palavras-chave: Ciência
Ensino fundamental
Escola pública
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3191
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Interdisciplinar em Educação do Campo

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