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Type: Monografia
Título : Conhecimento sobre alimentos geneticamente modificados e sua intenção de compra
Author: Perin, Alessandro
First advisor: Zonin, Valdecir José
metadata.dc.contributor.referee1: Zonin, Valdecir José
metadata.dc.contributor.referee2: Toledo, Eliziário Noé Boeira
metadata.dc.contributor.referee3: Mello, Ulisses Pereira de
Resume: Tendo em vista a importância não só para os governos, mas também para as indústrias de biotecnologia, produtores e varejistas de alimentos, justifica-se a necessidade de compreender o conhecimento e a atitude do consumidor frente aos alimentos geneticamente modificados como primeiro passo para a definição de medidas de ação. O objetivo deste estudo foi descrever o conhecimento sobre alimentos transgênicos e a intenção de compra dos consumidores no município de Maximiliano de Almeida, Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo transversal de abordagem quantitativa; quanto à natureza: pesquisa básica; quanto aos objetivos: pesquisa descritiva; quanto aos procedimentos: pesquisa de campo. A pesquisa foi realizada através de amostra por conveniência em uma praça pública, no período de maio de 2019 a junho de 2019. Para avaliar o conhecimento e a intenção de compra de alimentos geneticamente modificados foi utilizado um formulário aplicado pelo entrevistador. Participaram do estudo 22 sujeitos (sexo masculino: 50,0%) com média de idade 44,55 ± 17,760. A maioria dos entrevistados apresentou conhecimento sobre conceitos (77,3%) e selo de alimentos transgênicos (72,7%), porém, nenhum soube enumerar com exatidão aqueles cultivados no Brasil. Os entrevistados apresentaram intenção de compra para alimentos convencionais (manga: 77,3%, banana: 100,0%) independente do preço e visão percebida, em vez alimentos geneticamente modificados. A maioria dos consumidores afirmou que os alimentos transgênicos são pouco testados, fazem mal e causam reações alérgicas, sendo que estas percepções de impactos poderiam estar associadas à intenção negativa de compra destes alimentos. Portanto, concluímos que futuras estratégias de disseminação de informações adequadas através de setores competentes poderiam capacitá-los a comprar conscientemente e sem aversão as diferentes opções de alimentos.
Palabras clave : Alimentos transgênicos
Biotecnologia
Conhecimento
Consumidor
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3221
Fecha de publicación : 2019
Aparece en las colecciones: Agronomia

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