Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/325
Type: Artigo Cientifico
Title: O ensino da variação linguística em escolas do município de Salto do Lontra, Paraná
Author: Pereira, Edimara
Resume: Considerando as mudanças pelas quais o ensino de Língua Portuguesa vem passando ao longo das últimas décadas e também as dificuldades do trabalho com a variação linguística em sala de aula, será abordado no presente artigo como professoras dos anos finais do Ensino Fundamental do Município de Salto do Lontra, Paraná, trabalham com a variação linguística, e também se esse trabalho está em consonância com o que sugerem os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental (BRASIL, 1998) e as Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná – Língua Portuguesa (PARANÁ, 2008). Para verificar como ocorre esse trabalho, foram selecionadas sete docentes de Língua Portuguesa de quatro escolas de Salto do Lontra, as quais participaram de entrevistas em que falaram de suas práticas de ensino. As respostas das entrevistadas foram confrontadas com a literatura da área de ensino de Língua Portuguesa, em especial no que tange ao trabalho com variação linguística, e com os documentos norteadores da educação. Observou-se, entre outros resultados, que as professoras trabalham com a variação linguística em sala de aula e que várias práticas utilizadas estão em consonância com os documentos norteadores, porém também se percebeu que alguns recursos utilizados e a forma da condução da prática da variação linguística por parte de algumas professoras vão de encontro aos documentos que orientam a educação básica, como o uso de textos não autênticos e foco na variação em alguns anos do Ensino Fundamental e não em outros.
Keywords: Didática
Língua portuguesa
Variação linguística
Ensino
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Realeza
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/325
Issue Date: 4-Jan-2015
Appears in Collections:TCC Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERREIRA E.pdf304,55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.