Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3265
Type: Monografia
Title: Proposta de planejamento estratégico para uma empresa do ramo funerário na cidade de São Carlos/SC
Author: Rosa, Adriele Boettcher da
First advisor: Mocellin, Ronei Arno
Resume: Diante do cenário de constantes mudanças, riscos e incertezas no qual as empresas estão inseridas, torna-se necessário que as empresas utilizem ferramentas de gestão para a tomada de decisão, a fim de alcançar a vantagem competitiva. Nesse sentido, o planejamento estratégico é fundamental para qualquer negócio, pois através da sua aplicabilidade os gestores obtêm informações sobre o ambiente externo e interno da empresa, auxiliando na tomada de decisão. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo principal desenvolver uma proposta de planejamento estratégico para uma empresa do ramo de artigos funerários. Em relação à metodologia, essa pesquisa é caracterizada como um estudo de caso, descritiva, de abordagem qualitativa, realizada por meio de pesquisa bibliográfica, entrevista semiestruturada aplicada com gestor da empresa e o questionário com os colaboradores. Baseado no modelo proposto por Vasconcellos Filho e Pagnoncelli (2001) e outros modelos citados durante essa pesquisa foi possível desenvolver as etapas do planejamento estratégico, a partir desta perspectiva foi possível analisar o ambiente externo e interno da empresa e estabelecer as diretrizes organizacionais, elaborar a análise SWOT, objetivos estratégicos e os planos de ação. Sendo assim, os resultados apontam para uma postura estratégica de desenvolvimento que visa capturar as oportunidades do mercado utilizando as forças da empresa. A partir da implementação do planejamento estratégico a empresa apresentará mais pontos fortes e, de certo modo, conseguirá aproveitar todas as oportunidades, na intenção de alcançar a vantagem competitiva.
Abstract: Given the scenario of constant changes, risks and uncertainties in which companies are inserted, it becomes necessary for companies to use management tools for decision making in order to achieve competitive advantage. In this sense, strategic planning is fundamental for any business, because through its applicability managers obtain information about the external and internal environment of the company, helping in decision making. In this way, this work had as main objective to develop a proposal of strategic planning for a company of the branch of funeral articles. Regarding the methodology, this research is characterized as a case study, descriptive, of a qualitative approach performed through a bibliographical research, semi structured interview with the company manager and the questionnaire with the collaborators. Based on the model proposed by VasconcellosFilho and Paggnoncelli (2001) and other models cited during this research, it was possible to develop the stages of strategic planning, the company is prepared to conduct the organizational analysis, prepare a SWOT analysis, strategic objectives and action plans. Thus, the results point to a strategic development stance aimed at capturing market opportunities using company forces. From the implementation of strategic planning the company will present more strengths and, in a way, will be able to take advantage of every opportunity, in order to achieve competitive advantage.
Keywords: Planejamento estratégico
Vantagem competitiva
Tomada de decisão
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3265
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSA.pdf2.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.