Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/326
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Pietta, Ana Claudia | - |
dc.date | 2016-12-07 | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-13T12:57:15Z | - |
dc.date.available | 2017-06-13T12:57:15Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-07 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/326 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo verificar quais os principais motivos que levam um adulto a ter mais dificuldade de aprender uma segunda língua do que uma criança, buscando compreender os fatores que estão envolvidos neste processo. Um em especial a que daremos enfoque aqui é o chamado Período Crítico, que é o período sensível ao processo de aquisição de uma língua materna. Evidências para este Período na aquisição de primeira língua3 são bastante discutidas na literatura sobre aquisição da linguagem (cf. GROLLA e FIGUEIREDO SILVA, 2014; ROSA, 2010; QUADROS, 2008), especialmente em casos de aquisição tardia de línguas de sinais. No entanto, o Período Crítico também é associado, por alguns autores, ao maior ou menor sucesso na aquisição de uma segunda língua, ainda que não haja consenso absoluto sobre a sua influência, neste caso. Autores como Birdsong (2006) apud Bona (2013); White (1989) apud Mattos (2000) vão argumentar para um papel mais significativo do período crítico na aquisição de L2, enquanto outros, como Flynn (1989) apud Mattos (2000); Flege (1987) apud Bona (2013) vão amenizar este papel, mostrando que sua influência se dá em alguns aspectos do desenvolvimento gramatical da segunda língua, como a fonologia e a sintaxe, mas não em todos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2017-06-09T18:44:28Z No. of bitstreams: 1 PIETTA.pdf: 302212 bytes, checksum: 91e895bacb360299426a414a00cd5541 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-13T12:57:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PIETTA.pdf: 302212 bytes, checksum: 91e895bacb360299426a414a00cd5541 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-06-13T12:57:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PIETTA.pdf: 302212 bytes, checksum: 91e895bacb360299426a414a00cd5541 (MD5) Previous issue date: 2016-12-07 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Realeza | - |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Período crítico | pt_BR |
dc.subject | Aquisição da primeira língua | pt_BR |
dc.subject | Aquisição da segunda língua | pt_BR |
dc.title | O período crítico de aquisição da linguagem e as influências na aquisição de L2: questões teóricas | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PIETTA.pdf | 295.13 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.