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Tipo: Artigo Cientifico
Título: O período crítico de aquisição da linguagem e as influências na aquisição de L2: questões teóricas
Autor(es): Pietta, Ana Claudia
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo verificar quais os principais motivos que levam um adulto a ter mais dificuldade de aprender uma segunda língua do que uma criança, buscando compreender os fatores que estão envolvidos neste processo. Um em especial a que daremos enfoque aqui é o chamado Período Crítico, que é o período sensível ao processo de aquisição de uma língua materna. Evidências para este Período na aquisição de primeira língua3 são bastante discutidas na literatura sobre aquisição da linguagem (cf. GROLLA e FIGUEIREDO SILVA, 2014; ROSA, 2010; QUADROS, 2008), especialmente em casos de aquisição tardia de línguas de sinais. No entanto, o Período Crítico também é associado, por alguns autores, ao maior ou menor sucesso na aquisição de uma segunda língua, ainda que não haja consenso absoluto sobre a sua influência, neste caso. Autores como Birdsong (2006) apud Bona (2013); White (1989) apud Mattos (2000) vão argumentar para um papel mais significativo do período crítico na aquisição de L2, enquanto outros, como Flynn (1989) apud Mattos (2000); Flege (1987) apud Bona (2013) vão amenizar este papel, mostrando que sua influência se dá em alguns aspectos do desenvolvimento gramatical da segunda língua, como a fonologia e a sintaxe, mas não em todos.
Palavras-chave: Período crítico
Aquisição da primeira língua
Aquisição da segunda língua
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/326
Data do documento: 7-Dez-2016
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