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Type: Monografia
Title: As motivações para o consumo de artigos de moda de segunda mão no oeste catarinense
Author: De Marco, Gabriela
First advisor: Cassol, Alessandra
Resume: Em decorrência da combinação de crise financeira, mercados consumidores mais conscientes e um menor preconceito, o consumo de artigos de moda de segunda mão tem aumentado no Brasil. O presente trabalhou buscou identificar, à luz do comportamento do consumidor e do processo de decisão de compra, as motivações para o consumo de artigos de moda de segunda mão no Oeste de Santa Catarina. Para isso, utilizou-se dos estudos de Guiot e Roux (2010) que propuseram uma escala de motivação de compra de produtos de segunda mão, que já foi validada no Brasil por Gariani (2017), incluindo aspectos do comportamento de compra. A metodologia aplicada neste estudo é quantitativa descritiva utilizando-se da ferramenta survey. A coleta de dados foi realizada a partir de aplicação de questionário sem viés probabilístico via plataforma Google Forms com 156 respostas válidas. Os principais resultados demonstram que, há uma predominância da compra para uso próprio e uma pretensão de manter os hábitos de compra, inclusive recomendando-a. Além de visitarem brechós, compram entre indivíduos, dentro de redes sociais e em bazares/feirinhas. Corroborando com os estudos de Guiot e Roux (2010) e Calíope e Conceição (2014), o fator econômico é predominante evidente, mas não exclui a motivação hedônica recreativa, pois compram para poder ter mais peças com menos dinheiro e para realizar “caça ao tesouro”. A principal contribuição deste estudo está relacionada aos fatores de anticonsumo, interações sociais em brechós e o apego ao passado, em que a literatura propõe como uma das motivações de compra, e neste estudo não apresentou representatividade nas respostas. Este estudo trouxe implicações para empresas e futuros empresários locais, que podem entender melhor o comportamento do consumidor de segunda mão, seu processo de compra e suas motivações. E para Organizações Não Governamentais (ONGs), que podem utilizar-se dos conhecimentos aqui mostrados para arrecadar ou alavancar a arrecadação por meio de bazares e assim ampliar seus projetos sociais.
Abstract: As a result of the combination of financial crisis, more conscious consumer markets and less prejudice, the consumption of second-hand fashion goods has increased in Brazil. This study sought to identify, under the focus of consumer behavior and the purchasing decision process, the motivations for clothes second-hand shopping West of Santa Catarina. For this, we used the Guiot e Roux studies (2010) which proposed a Second-hand Shoppers’ Motivation Scale, validated in Brazil by Gariani (2017), including aspects of buying behavior. The methodology applied in this study is quantitative descriptive using the survey tool. Data collection was carried out using a probabilistic bias questionnaire via the Google Forms platform with 156 responses. The main results show that there is a predominance of the purchase for own use and a pretense of maintaining the buying habits, including recommending it. Besides visiting in thrift stores, they buy between individuals, within social media and in bazaars/ clothing swap. Corroborating with the studies of Guiot and Roux (2010) and Calíope and Conceição (2014), the economic factor is predominantly evident, but does not exclude hedonic recreational motivation. because they buy to be able to have more pieces with less money and to carry out "treasure hunt". The main contribution of this study is related to anti-consumption factors, social interactions in thrift stores and attachment to the past, in which the literature proposes as one of the buying motivations, and in this study did not present representativeness in the answers. This study has implications for companies and future local entrepreneurs, who can better understand second-hand consumer behavior, their buying process and their motivations. And for non-governmental organizations (NGOs), who can use the knowledge shown here to collect or leverage the collection through bazaars and thus broaden their social projects.
Keywords: Comportamento do consumidor
Crise financeira
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3277
Issue Date: 2019
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