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Type: Monografia
Title: Plano de negócio: viabilidade de uma empresa de táxi aéreo na cidade de Chapecó-SC
Author: Zuqui, Rafael Filipe
First advisor: Tosta, Humberto Tonani
Resume: O presente trabalho de conclusão de curso, buscou identificar se existe viabilidade para uma empresa de táxi aéreo, com frota de helicóptero, na cidade de Chapecó-SC. Para isso foi elaborada a fundamentação teórica, embasando o empreendedorismo, o transporte aéreo, a utilização do plano de negócio como uma ferramenta, e as técnicas de análise de investimentos. O trabalho realizou-se através de pesquisa bibliográfica e documental, de estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em revistas, jornais, livros, redes eletrônicas, leis e regulamentos nacionais, isto é, material acessível ao público geral, e também pesquisa mercadológica de campo buscando descrever o que um grupo de pessoas pensam a respeito da utilização do transporte aéreo executivo, e estimar a demanda da empresa. O plano de negócio elaborado descreve como será a empresa, e está divido nos tópicos a empresa, análise ambiental, estrutura organizacional e legal, plano operacional, plano de marketing, e plano financeiro. Com base em uma TIR de 14,69%, e um VPL de R$ 113.789,66, concluiu-se que a empresa é viável sendo que o investimento realizado será recuperado em dois anos e dez meses. Durante os três primeiros anos os ativos da empresa irão proporcionar uma rentabilidade de 18,58% ao ano, gerando uma rentabilidade anual de 17,31% para o capital investido pelos sócios. O empreendimento se justifica também por ser gerador de emprego e renda, contribuindo desta forma para o desenvolvimento regional no plano econômico e social, e também proporcionará para a população da região ter a disposição um serviço que atualmente é encontrado apenas em grandes centros e metrópoles.
Abstract: This final project, sought to identify whether there is feasibility at the opening of an air taxi company, with fleet composed by helicopter, in the city of Chapecó-SC. For that was elaborated the theoretical foundation, being the entrepreneurship, air transport, the use of the business plan as a tool and the techniques of investment analysis. The work took place through bibliographical research and documentation of systematic study developed based on material published in magazines, newspapers, books, electronic networks, national laws and regulations, that is, material accessible to the public general and market research field also seeking to describe what one group of people think about the use of air transport, and estimate the demand of the company. The business plan outlined describes how the company will be, and is divided into topics the company, environmental analysis, organizational and legal structure, operational plan, marketing plan and financial plan. Based on a 14.69% TIR, and an NPV of R $113,789.66, concluded that the company is viable and that the investment will be recovered in two years and ten months. During the first three years the company's assets will provide a profitability of 18.58% per year, generating an annual profitability of 17.31% of the capital invested by the partners. The venture also is justified for being generator of jobs and income, contributing in this way to regional development in the economic and social plan, and will also provide to the population of the region have to provision a service that currently is found only in large towns.
Keywords: Empreendedorismo
Planejamento estratégico
Transporte aéreo
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3290
Issue Date: 2019
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