Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3310
Type: Dissertação
Title: A construção de representações coletivas: a semiótica no estudo do patrimônio público em Chapecó/SC
Author: Dalla Zen, Daniel
First advisor: Andreis, Adriana Maria
Resume: Esta pesquisa tem como objetivo compreender a relação entre a colonização e a construção de representações coletivas por meio do estudo dos patrimónios públicos inaugurados em data de aniversário do município de Chapecó/SC. Entendemos que, ao serem construídos por representantes do poder público municipal, são-lhes atribuídas legitimações com caráter de oficialidade. Então, a problematização envolve a interrogação acerca de como o município apresenta e representa a história da sua colonização, atribuindo destaque a determinadas imagens, nos locais e períodos em que são inaugurados os patrimônios públicos. A metodologia utilizada neste estudo envolve pesquisa bibliográfica apoiada em autores que estudam a colonização do oeste catarinense. Também, compreende pesquisa documental referente aos patrimônios públicos do município de Chapecó/SC. Em diálogo com os referenciais, selecionamos, e analisamos por meio da semiótica, os três patrimônios inaugurados em datas de aniversário do município: Monumento O Desbravador (1981), Mural O Ciclo da Madeira, (2001), e o Monumento 100 Anos de Chapecó (2017). O estudo desses patrimônios em diálogo com a pesquisa bibliográfica e documental permite sustentar que a pluralidade das representações sobre a colonização em Chapecó/SC, oriundas dos diferentes grupos, indígenas caboclos e colonos, é esmaecida. Paralelamente, possibilita inferir que a narrativa oficial das representações coletivas, destaca e reforça a dimensão homogênea e unilateral, por meio da priorização da história do colonizador enfatizado como pioneiro e desbravador da região.
Abstract: This research has the goal of understanding the relationship between the colonization and the construction of collective representations through the study of public property inaugurated on the anniversaries of the city of Chapecó/SC. It is understood that, having been built by representatives of the municipal public power, it is attributed to these properties an official character. Therefore, the problematization involves the interrogation of how the city presents and represents the history of its colonization, emphasizing certain images, on the places and periods in which they are inaugurated. The methodology used in this study involves bibliographic research based on authors who study the colonization of Western Santa Catarina. It also includes documental research referring to the public patrimonies of the city of Chapecó/SC. In dialogue with the references, there were selected and analyzed through semiotic, the three properties inaugurated on the anniversaries of the city: Monumento O Desbravador (1981), Mural O Ciclo da Madeira (2001), and Monumento 100 Anos de Chapecó (2017). The study of this monuments in dialogue with the bibliographical and documental research, allows the statement that the plurality of representations regarding the colonization in Chapecó/SC, originating on the different groups: indigenous caboclos and colonists are faded, while the official narrative of a homogeneous representation highlights and reinforces an unilateral dimension, prioritizing the narrative of the colonizer as a pioneer, discovering the region.
Keywords: Semiótica das culturas
Colonização
Representação
Bens públicos
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em História
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3310
Issue Date: 2019
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ZEN.pdf11,32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.