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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3325
Tipo: | Dissertação |
Título: | Conhecimentos docentes no desenvolvimento profissional de formadores de professores: uma análise sobre as ações promovidas na Universidade Federal da Fronteira Sul |
Autor(es): | Almeida, William Xavier de |
Primeiro Orientador: | Richit, Adriana |
Resumo: | A presente dissertação discute os conhecimentos profissionais docentes desenvolvidos e/ou aprofundados por professores que atuam em cursos de licenciaturas da Área de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó. A pesquisa qualitativa, de natureza empírico analítica e baseada em uma análise de conteúdo bardiniana, orientou-se pela problemática: “Quais conhecimentos profissionais docentes foram mobilizados a partir de atividades de formação ofertadas aos formadores de professores das licenciaturas em Ciências Humanas e Sociais no âmbito da UFFS?”. O referencial teórico apoiase principalmente em Lee Shulman e Maria do Céu Roldão. A constituição do material empírico perpassou a sistematização das diretrizes legais e institucionais sobre a formação de formadores de professores, a aplicação de questionários e condução de entrevistas presenciais com docentes atuantes nos cursos da área abarcada pelo estudo. A análise do material empírico apontou as potencialidades e fragilidades dos processos formativos promovidos à promoção dos conhecimentos profissionais para os formadores de professores. Evidenciou, ainda, que os participantes da pesquisa desenvolveram, por intermédio de formações institucionalizadas e informais, distintos aspectos dos conhecimentos que constituem a profissionalidade docente em cursos de licenciatura, cuja explicitação reestruturou suas práticas, ressignificou suas subjetividades enquanto formadores de professores e mobilizou reflexões sobre seus percursos formativos. Com relação aos conhecimentos docentes circunscritos pelo conhecimento didático, a análise evidenciou a mobilização de saberes relacionados às abordagens de ensino, aos processos avaliativos e às dificuldades dos alunos por meio de formações ofertadas pela universidade e pela própria reflexão cotidiana acerca do processo de ensino; no conhecimento pedagógico evidenciou a promoção de atividades institucionalizadas voltadas às teorias pedagógicas e à profissionalidade do formador, com especial destaque para as atividades informais de cultura profissional docente, que promovem desenvolvimento por meio do diálogo, da partilha e da cooperação entre os pares; a atividade de construção e revisão de Projetos Políticos Pedagógicos (PPC’s) emergiu como mobilizadora do conhecimento curricular relativamente ao perfil profissional dos egressos destes cursos, bem como fortaleceu percepções acerca da articulação entre ensino, pesquisa e extensão; dentro dos contextos profissionais foram evidenciados conhecimentos sobre os alunos e sobre o corpo docente, que surgem do contato entre professores e alunos e nas relações entre pares, além de conhecimentos dos contextos institucionais e regionais em que a UFFS se insere; por fim, no campo dos conhecimentos sobre as bases e valores da educação, a análise mostrou a importância das dimensões epistemológica, teleológica, política e éticas da docência de formadores, dimensões desenvolvidas muito mais a nível individual do que por meio de ações formativas mediadas pela universidade. Embora uníssonos no sentido de que a formação ofertada pela UFFS cumpre os objetivos a que se propõe e desenvolve conhecimentos docentes, os discursos explicitaram a necessidade de uma maior responsabilidade da universidade na oferta orgânica e sistemática, verdadeiramente permanente, de ações de formação para o desenvolvimento profissional dos formadores de professores. |
Abstract/Resumen: | This dissertation discusses the teaching professional knowledge developed and/or deepened by professors working in undergraduate courses in the Humanities and Social Sciences Area of Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó campus. The qualitative research, of an analytical empirical nature and based on a bardinian content analysis, was guided by the problematic: “What professional teaching knowledge were mobilized from training activities offered to teachers of Humanities and Social Sciences undergraduate teachers da UFFS?”. The theoretical framework is mainly based on Lee Shulman and Maria do Céu Roldão. The constitution of the empirical material went through the systematization of the legal and institutional guidelines on the training of teacher educators, the application of questionnaires and conducting face-to-face interviews with teachers working in the courses covered by the study. The analysis of the empirical material pointed out the potentialities and weaknesses of the training processes promoted to the promotion of professional knowledge for teacher educators. It was also evidenced that the research participants developed, through institutionalized and informal training, different aspects of the knowledge that constitute the teaching professionalism in undergraduate courses, whose explanation restructured their practices, re-signified their subjectivities as teacher trainers and mobilized reflections about their formative pathways. Regarding the teaching knowledge circumscribed by the didactic knowledge, the analysis evidenced the mobilization of knowledge related to the teaching approaches, the evaluation processes and the students difficulties through training offered by the university and by the daily reflection about the teaching process; the pedagogical knowledge evidenced the promotion of institutionalized activities focused on the pedagogical theories and the professionalism of the trainer, with special emphasis on the informal activities of the professional teaching culture, which promoted development through dialogue, sharing and cooperation between peers; the activity of construction and review of Pedagogical Political Projects (PPC's) emerged as a mobilizer of curriculum knowledge regarding the professional profile of the graduates of this course, as well as strengthened perceptions about the articulation between teaching, research and extension; within professional contexts, knowledge about students and faculty was evidenced, arising from contact between teachers and students and peer relations, as well as knowledge of the institutional and regional contexts in which UFFS operates; finally, in the field of knowledge about the bases and values of education, the analysis showed the importance of the epistemological, teleological, political and ethical dimensions of teacher education, dimensions developed much more individually than through formative actions mediated by university. Although unison in the sense that the education offered by UFFS fulfills the aims and develops teaching knowledge, the speeches made explicit the need for greater responsibility of the university in the truly permanent organic and systematic offer of training for the professional development of teacher educators. |
Palavras-chave: | Formação de professores Desenvolvimento profissional |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Nome do Programa de Pós Graduação : | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3325 |
Data do documento: | 2019 |
Nível: | Mestrado |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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