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Tipo: Dissertação
Título: Diálogos freireanos na formação inicial de educadores
Autor(es): Freitas, Mariane de
Primeiro Orientador: Alves, Solange Maria
Resumo: Este texto sintetiza o esforço realizado na direção de apreensão, compreensão e delimitação do objeto mobilizador da pesquisa, qual seja: Que aproximações e distanciamentos subsistem entre o Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia da UFFS e os pressupostos freireanos para a formação inicial de educadores? Esta pesquisa se orientou pelo objetivo geral: identificar as possíveis aproximações e distanciamentos entre o Projeto Pedagógico do curso de graduação em Pedagogia da UFFS/Campus Chapecó e os pressupostos freireanos para a formação inicial de educadores. Para responder a esse objetivo, orientamo-nos pelos seguintes objetivos específicos: conceituar o que é a educação popular em Paulo Freire; e definir quais os pressupostos freireanos para a formação inicial de educadores. Em termos teóricos, a nossa pesquisa está filiada a uma perspectiva de cunho materialista histórico-dialético, e do ponto de vista instrumental fazemos uso aqui da metodologia indiciária como ferramenta de coleta e categorização, submetida à análise de cunho histórico-dialético. Para tanto, foram analisados os documentos institucionais que orientam os princípios fundamentais a UFFS, tais como: I COEPE, II COEPE, PDI e PPI. No âmbito mais especifico do objeto desta pesquisa a Resolução n° 02/2017 e, especificamente, as duas versões do projeto pedagógico do curso de Pedagogia do Campus Chapecó, versão 2010, aqui nominada PPC 1, e versão 2019, nominada PPC 2. Os pressupostos freireanos denominam-se: educação política, educação para o movimento dialético, educação para o diálogo, educação para a curiosidade epistemológica, educação para a autonomia, educação para a interdisciplinaridade. Os resultados alcançados até o momento (e em movimento) sinalizam que os princípios da pedagogia freireana demarcam em grande medida os documentos oficiais, tanto da instituição quanto do curso de Pedagogia, por um lado, mas, por outro, ao analisarmos o currículo institucional, especialmente no âmbito do domínio comum, observamos indícios de que há ali um distanciamento em relação a uma pedagogia freireana. O que sinaliza a necessidade de aprofundamento de estudos, de explicitação, de verificação, e de tomada de novas decisões. Logo, um conjunto de indagações novas se colocam como desafios a serem enfrentados, investigados, aprofundados na direção de fortalecer, pela análise crítica, os fundamentos freireanos para uma universidade popular.
Abstract/Resumen: This test summarise the efforts done in the direction of the apprehension, understanding and delimitation of the mobilizing object of the research, which are: What approximations and distances remain between the Pedagogical Project of the UFFS Pedagogy Course and the Freirean Assumptions for the Initial Formation of Educators. This search was guided by the general objective: to identify the possible approximations and distances between the Pedagogical Project of the UFFS / Campus Chapecó post-graduate course in Pedagogy and the Freire's assumptions for the initial formation of educators. Our orientation for answer this objective were the specific objectives: to conceptualize what is the popular education in Paulo Freire; and define Freire's assumptions for the initial formation of educators. In theoretical terms, our search is linked to a historical-dialectical materialist perspective, and from the instrumental point of view we make use of the indicator methodology here as a collection and categorization tool, submitted to the historical-dialectical analysis. For this purpose, we analyzed the institutional documents that guide the fundamental principles of UFFS, such as: I COEPE, II COEPE, PDI and PPI. In the more specific scope of the object of this research Resolution No. 02/2017 and, specifically, the two versions of the pedagogical project of the Campus Chapecó Pedagogy course, version 2010, here named PPC 1, and version 2019, named PPC 2. The freire’s assumptions are called: Politician education, education for dialect moviment, education for dialog, education for epistemological curiosity, education for autonomy, education for interdisciplinarity. The results achieved so far (and in motion) indicate that the principles of Freire's pedagogy largely demarcate the official documents of both the institution and the Pedagogy course, in the other hand by analyzing the institutional curriculum, especially within the common domain, We observe evidence that there is a distance there from a Freirean pedagogy. This signals the need for further study, explanation, verification, and new decision making. So a set of new questions are presented as challenges to be faced, investigated, deepened in order to strengthen, by critical analysis, the Freire’s foundations for a popular university.
Palavras-chave: Formação de professores
Pedagogia
Universidade pública
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3326
Data do documento: 2019
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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