Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3327
Tipo: Dissertação
Título: As percepções dos intérpretes de LIBRAS sobre a influência dos seus conceitos de física na sua prática profissional
Autor(es): Gasparin, Camila
Primeiro Orientador: Ferreira, Lísia Regina
Resumo: O presente trabalho permitiu analisar as percepções dos intérpretes de Libras sobre a influência dos seus conceitos de Física, na prática profissional, o que foi realizado através de entrevistas semi-estruturadas. Essas entrevistas foram, posteriormente, transcritas e analisadas, conforme análise de conteúdo de Bardin. Além disso, realizou-se a identificação do conhecimento desses sujeitos a respeito dos conceitos de Física, através de resposta a questionários com conceitos-chave de Física, nos quais os entrevistados precisaram elaborar os conceitos e explicar fenômenos a partir deles, o que nos permitiu verificar a existência de misconceptions em seu conhecimento. Os quatro sujeitos participantes são intérpretes de Libras, que atuam em sala de aula, com estudantes de escolas sob gerência da GERED de Chapecó- SC. A partir da aplicação dos instrumentos supracitados, foi diagnosticada a existência de misconceptions nos conceitos apresentados, não havendo clareza desses conceitos, mesmo após diversos contatos com eles em sua prática profissional. Quanto à análise de conteúdo das entrevistas, as categorias que emergiram dos relatos dos participantes puderam ser organizadas em: influências à inclusão dos surdos nos moldes da legislação atual, aspectos que influenciam sua atuação profissional e relação entre intérprete e professor de Física. Essas categorias permitiram compreender a visão do processo educacional de forma geral, desde a postura do surdo como sujeito de sua educação, até o vínculo empregatício dos intérpretes com as escolas e a GERED e sua influência, a postura do intérprete em relação ao professor e vice-versa e a necessidade de preparação antes da interpretação.
Abstract/Resumen: This work has allowed us to analyse the perceptions of the Libras interpreters about the influence of their Physics concepts in their professional activities, which was made using semi-estructured interviews. These interviews were, afterwards, transcribed and analysed according to Bardin’s content analisys. Also, we identified the knowledge of Physics concepts using questionnaire with Physics’ key concepts, in which they needed to elaborate these concepts and use them to explain some presented phenomena what allowed us to verify the existence of misconceptions in their knowledge. The four participants are Libras interpreters that work in classroom with students in schools menaged by Chapecó-SC’ GEREF. After applying the forementioned instruments, we diagnosed the existence of misconceptions in the Physics’ concepts there presented, which were not clear for them, even after many contacts with these in their professional practice. About the content analysis of the transcribed interviews, the categories that emerged from the participants’ narratives could be organized in: influences to deaf inclusion according to current legislation, aspects that influence your professional practice and the relationship between interpreter and Physics teacher. These categories allowed us to comprehend the subjects view of the educational process in a general way, from the deaf student attitude as a subject of his education, to the employment bond of the interpreter with the schools and GERED’s influence, as well as the attutude of the interpreter with respect to the teacher and vice-versa and the need of preparation before the interpretation.
Palavras-chave: Língua brasileira de sinais
Física
Ensino e aprendizagem
Inclusão escolar
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3327
Data do documento: 2019
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GASPARIN.pdf970,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.