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Tipo: Dissertação
Título: Práticas pedagógicas na educação infantil: um estudo sobre as compreensões de estudantes e profissionais a partir de videogravação
Autor(es): Mello, Simone de
Primeiro Orientador: Cordeiro, Maria Helena Baptista Vilares
Resumo: A presente pesquisa está inserida na linha Conhecimento e Desenvolvimento nos Processos Pedagógicos do Programa de Pós Graduação Mestrado em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS e, contou com bolsa Capes/FAPESC. Este estudo faz parte de uma pesquisa intitulada “Compreensões da prática pedagógica na educação infantil: observações de segunda ordem a partir de videogravação”, realizada na Universidade Federal de Alagoas sob a coordenação de Lenira Haddad, com vistas à apropriação de um método denominado SOPHOS1 (Second Order Phenomenological Observation Scheme), desenvolvido por duas pesquisadoras dinamarquesas (Hansen; Jensen, 2004). Este consiste na observação, por parte do pesquisador, de um grupo de sujeitos que observam e discutem (em grupos focais) dois ou mais filmes representando práticas sociais contrastantes. Na versão brasileira, foram feitos dois filmes sobre o cotidiano de duas instituições de educação infantil de rede pública, uma em Maceió, Alagoas, Brasil e outra em Aarhus, Dinamarca. Os filmes duram 30 minutos cada e as discussões dos grupos focais são gravadas, transcritas e analisadas de acordo com o referencial teórico adotado. Assim, integrando-se a essa pesquisa transnacional, o presente estudo tem como objetivo identificar e refletir sobre as compreensões da prática pedagógica de educação infantil por formandos e profissionais egressas do curso de Pedagogia da UFFS. Este estudo contribuirá para a pesquisa internacional por possibilitar a triangulação com os dados obtidos em outros contextos. Além disso, também poderá ser o ponto de partida para futuros projetos de intervenção na formação de professores. O estudo foi desenvolvido na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó. Foram realizados três grupos focais, o primeiro composto por quatro acadêmicas do curso de Pedagogia e integrantes do grupo de pesquisa Desenvolvimento, Cultura e Educação; o segundo composto por cinco pedagogas egressas do curso de Pedagogia, que atuam com educação infantil e o terceiro grupo composto por quatro acadêmicas formandas do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó que já tinham cursado o componente curricular de estágio na Educação Infantil. A discussão nos grupos focais foi videogravada, transcrita e analisada com o auxílio do software ATLAS-Ti, de forma a evidenciar as compreensões das práticas pedagógicas ligadas à Educação Infantil. Os temas mais presentes nos grupos foram agrupados em duas grandes categorias temáticas: compreensões sobre a criança e infância (autonomia, liberdade x perigo; cuidado) e compreensões sobre a Instituição de Educação Infantil (organização do espaço, tempo e rotina; relação da instituição com as famílias das crianças e papel do professor; também foram abordadas questões de gênero). Verificou-se que o método Sophos proporcionou a problematização de práticas cristalizadas na Educação Infantil, diante do estranhamento provocado pelas práticas contrastantes dos dois vídeos, sobretudo as práticas dinamarquesas. A dinâmica do grupo focal provocou reflexões que levaram a pequenas mudanças nas compreensões das participantes, sobre os temas abordados. Espera-se que o trabalho possa contribuir para levantar indicadores de qualidade para o curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó, no que diz respeito às práticas pedagógicas na Educação Infantil, na medida em que os sujeitos envolvidos são egressos e acadêmicos formandos desse curso.
Abstract/Resumen: The following research is inserted in the research line of Knowledge and Development of the Pedagogical Processes of the Graduate Program Master in Education of the Federal University of Fronteira Sul - UFFS and counted on the Capes / FAPESC scholarship. This study is part of a research entitled “Understanding pedagogical practice in early childhood education: second-order observations from video recording”, conducted at an institution in Maceió under the coordination of Lenira Haddad and the consultancy of Danes Hansen; Jensen. This is a pilot study aimed at the appropriation of a method called SOPHOS (Second Order Phenomenological Observation Scheme), developed by two Danish researchers (Hansen; Jensen, 2004) that consists of the observation, by the researcher, of a group of subjects who observe and discuss (in focus groups) two or more videos representing contrasting social practices. In the Brazilian version, two films were made about the daily life of two public schools, one in Maceió, Alagoas, Brazil and another in Aarhus, Denmark. The films last 30 minutes each and the focus group discussions are recorded, transcribed and analyzed according to the adopted theoretical framework. Thus, integrating this international research, this study aims to identify and reflect on the understandings of the pedagogical practice of early childhood education by graduates and professionals graduating from the UFFS Pedagogy course. This study will contribute to international research by enabling triangulation with data obtained in other contexts. It may also be the starting point for future teacher education intervention projects. The study was developed at the Federal University of Fronteira Sul, in the campus located in Chapecó. Three focus groups were conducted, the first consisting of four academic students from the Pedagogy course and members of the Development, Culture and Education research group; the second consisting of five pedagogues graduated from the Pedagogy course, who work with early childhood education and the third group consisting of four academic graduates from the Pedagogy course at the Federal University of Fronteira Sul, in Chapecó who had already attended the internship curriculum component in Children's Education. The focus group discussion was videotaped, transcribed and analyzed with the aid of ATLAS-Ti software, in order to emphasize the comprehension of pedagogical practices related to early childhood education. The most present themes in the groups were grouped into two broad thematic categories: understandings about children and childhood (autonomy, freedom x danger; care) and understandings about the Early Childhood Education Institution (organization of space, time and routine; relationship of institution x role of the teacher, and gender issues). It was found that the Sophos method provided the problematization of crystallized practices in early childhood education, given the strangeness caused by the contrasting practices of the two videos, especially the Danish practices. The focus group dynamics instigated reflections that led to small changes in the participants' understanding of the topics addressed. It is expected that the study will contribute to raise quality indicators for the Pedagogy course at the Federal University of Fronteira Sul, in the campus of Chapecó, regarding the pedagogical practices in early childhood education, as the subjects involved are graduates and graduating students of this course.
Palavras-chave: Educação infantil
Formação de professores
Pedagogia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3328
Data do documento: 2019
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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