Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3329
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Ilton Benoni da-
dc.contributor.advisor2Severo, Gerson Luis Egas-
dc.creatorZucchi, Sidinei Luís-
dc.date2019-
dc.date.accessioned2019-12-16T16:26:58Z-
dc.date.available2019-
dc.date.available2019-12-16T16:26:58Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3329-
dc.description.abstractThis research constitutes a reflexive-theoretical investigation about the thought of Gichin Funakoshi, the formulator of the modern Karate-Do, with the objective of abstracting to him the philosophical-pedagogical content - contained in the notion of “Do”, “Path” - and of examine its educational potentialities in the teachinglearning of martial art. Present in formal and non-formal educational spaces, it was observed that in the region object of research, the North / Northwest of Rio Grande do Sul, the teaching of Karate-Do lacks formal theoretical pedagogical elaboration and is reduced to the physical dimension. and practice technique. Since this reality contrasts with the historical, philosophical, pedagogical, anthropological, religious and ethical richness of the traditional Japanese martial arts universe - the case of Karate-Do -, the paper proposes a reflection that considers the importance of the presence of these other dimensions in the teaching and learning of Martial Art, preserving the richness of its historical construct, especially with regard to its interface with pedagogy, pointing out one possibility among others - that of the recovery of Funakoshi's philosophicalpedagogical thinking - so that it can theoretically be based that teaching. The text also has a propaedeutic character, drawing attention to the importance of joining in doing, thinking practice doing, also based on the scope of these formulations and the principles underlying the work examined, a proposal for pedagogical intervention.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa constitui uma investigação teórico-reflexiva acerca do pensamento de Gichin Funakoshi, o formulador do Karate-Do moderno, com o objetivo de abstrair-lhe o conteúdo filosófico-pedagógico – contido na noção de “Do”, “Caminho” – e de examinar suas potencialidades educacionais no ensinoaprendizagem da Arte Marcial. Presente em espaços educacionais formais e não formais, observou-se que, na região objeto da pesquisa, o Norte/Noroeste do Rio Grande do Sul, o ensino do Karate-Do carece de elaboração pedagógica teórica formal e encontra-se reduzido à dimensão física e técnica da prática. Uma vez que essa realidade contrasta com a riqueza histórica, filosófica, pedagógica, antropológica, religiosa e ética do universo das Artes Marciais japonesas tradicionais – caso do Karate-Do -, o trabalho propõe uma reflexão que pondera a importância da presença dessas dimensões outras no ensino-aprendizagem da Arte Marcial, preservando a riqueza de seu constructo histórico, sobretudo no que diz respeito à sua interface com a pedagogia, apontando uma possibilidade entre outras – a da recuperação do pensamento filosófico-pedagógico de Funakoshi – para que passe a embasar teoricamente aquele ensino. O texto possui também um caráter propedêutico, ao chamar a atenção para a importância de se juntar ao fazer, à prática, o pensar o fazer, fundamentando ainda no escopo dessas formulações e nos princípios subjacentes à obra examinada, uma proposta de intervenção pedagógica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2019-11-28T14:51:06Z No. of bitstreams: 1 ZUCCHI.pdf: 2404281 bytes, checksum: c05ee7110ce5ac64ec7b053f9d735031 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2019-12-16T16:26:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ZUCCHI.pdf: 2404281 bytes, checksum: c05ee7110ce5ac64ec7b053f9d735031 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-16T16:26:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ZUCCHI.pdf: 2404281 bytes, checksum: c05ee7110ce5ac64ec7b053f9d735031 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtes marciaispt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA noção filosófico-pedagógica de “caminho” no karate-do de Gichin Funakoshi e suas potencialidades educacionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ZUCCHI.pdf2,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.