Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3334
Tipo: Artigo Cientifico
Título: A construção do discurso da razoabilidade democrática na defesa da descriminalização do aborto: análise discursiva de uma audiência pública no STF
Autor(es): Oliveira, Karoline Aparecida de
Primeiro Orientador: Ferreira, Eric Duarte
Resumo: A presente pesquisa busca analisar o funcionamento do discurso da razoabilidade democrática presente na fala da pesquisadora Dra. Débora Diniz, proferida no dia três de agosto de dois mil e dezoito, em audiência no Supremo Tribunal Federal - STF. Este trabalho considera que o discurso é a palavra em movimento, é o adentrar, através do ato de dizer, em um mundo de infinitas possibilidades simbólicas e consequentemente ideológicas, é o lugar em que se pode observar essa relação entre língua e ideologia. Para a análise do discurso interessa compreender como a língua produz sentidos por/para sujeitos e como através do discurso o sujeito se constitui e se estabelece socialmente. Tendo isso em vista analisamos as condições de aparecimento das imagens ativadas no discurso da pesquisadora, observando como se dá a construção de uma razoabilidade que se quer democrática presente nos elementos discursivos contidos no discurso em questão. Levando em consideração que o sujeito é interpelado pelo discurso, Débora Diniz se coloca como cientista no ato da fala, assim os resultados da análise apontam para a cientificidade como uma forma democrática de se debater a ADPF4421, uma vez em que não basta apenas ocupar o lugar de cientista, há que se fazer ciência e é se fazendo ciência, se colocando enquanto sujeito cientista no debate que as teses e argumentos apresentados ganham veracidade, construindo assim a ideia da razoabilidade democrática.
Abstract/Resumen: Esta investigación tiene como objetivo analizar la operación del discurso de la razonabilidad democrática presente en el discurso de la investigadora Dra. Débora Diniz, realizado en El dia três de agosto de dos mil dieciocho, en una audiencia en Supremo Tribunal Federal - STF. Este trabajo considera que el discurso es la palabra en movimiento, es el entrar, a través del acto de decir, en un mundo con muchas posibilidades simbólicas y consecuentemente ideológicas, es el lugar que se observa esa relación de lengua e ideologia. Para el analisis de discurso lo que importa compreender es como la lengua produce sentidos por/para y como a través del discurso el sujeto se sitúa socialmente. Teniendo esto em cuenta analizamos las condiciones de aparición de las imágenes activadas en el discurso de la investigadora, observando como se da la construcción de la observando razonabilidad que si quer democrática presente en los elementos discursivos contenidos en el discurso en cuestión. Llevando en consideració que El sujeto es interpelado pelo discurso, Débora Diniz se coloca como cientista em El acto de habla, así que los resultados apuntan para la cientificidad como uma manera democrática al discutirse la ADPF442, una vez en que no es suficiente ocupar espacio de cientista en el debate, hay que hacer ciencia. Y haciendo ciéncia, poniéndose como sujeto cientista en el debate que las tesis y argumentos presentados ganan veracidad, construyendo así la idea de la razonabilidad democrática.
Palavras-chave: Discurso
Cientificismo
Aborto
Descriminalização
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3334
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA.pdf1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.