Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/334
Tipo: Monografia
Título: Uma análise discursiva de peças publicitárias sobre o Fies
Autor(es): Wilchen, Laís Isabel
Primeiro Orientador: Porto, Ana Claúdia
Primeiro membro da banca: Dias, Ana Beatriz Ferreira
Segundo membro da banca: Schneiders, Caroline Mallmann
Resumo: O presente artigo tem por objetivo a análise discursiva de duas peças publicitárias sobre o Financiamento Estudantil (FIES). O corpus deste trabalho se compõe por meio do site do financiamento e de uma reportagem veiculada pela mídia telejornalística. Desse modo, em termos teóricos, foram analisadas as condições de produção e as relações de força e de sentidos nesses discursos, além da luta de classes e conceituação do que são os Aparelhos Ideológicos do Estado. Buscou-se, ainda, apreender o percurso histórico da Análise do Discurso, já que a análise discursiva é de extrema importância para que possamos compreender e refletir a respeito da linguagem e dos discursos proferidos pelas pessoas, veiculados nos meios de comunicação. Os resultados esperados foram atingidos, pois foi possível compreender as teorias citadas e refletir a respeito do problema ocorrido com o site do FIES e o quanto os estudantes foram prejudicados com a falta de informações claras e objetivas.
Abstract/Resumen: El artículo tiene como objetivo el análisis discursivo de dos piezas publicitarias respecto al Financiamento Estudantil (FIES). El corpus de este trabajo se constituye del sitio del financiamiento y de un reportaje vehiculado a través de los noticieros periodísticos. De ese modo, en términos teóricos, se analizó las condiciones de producción y las relaciones de fuerza y de sentidos en esos discursos; además de la lucha de clases y conceptuación a respecto de lo que son los Aparelhos Ideológicos do Estado. Se intentó también, aprehender el recorrido histórico del Análisis do Discurso, ya que el análisis discursivo es muy importante para que podamos comprender y reflexionar respecto del lenguaje y de los discursos proferidos por las personas, vehiculados en los medios de comunicación. Los resultados esperados fueron alcanzados, pues fue posible comprender las teorías citadas y pensar sobre el problema ocurrido con el sitio del FIES y cómo los estudiantes fueron perjudicados con la falta de informaciones claras y objetivas.
Palavras-chave: Análise literária
Análise discursiva
Financiamento estudantil
Mídia telejornalística
Ideologias literárias
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/334
Data do documento: 24-Jun-2016
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WILCHEN.pdf680,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.