Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3362
Type: Artigo Cientifico
Título : Adjunto adnominal e predicativo: estudo das funções sintáticas do adjetivo em livros didáticos de língua portuguesa
Author: Schimelfenig, Cassiano
First advisor: Gravina, Aline Peixoto
Resume: Esta pesquisa realizou um trabalho descritivo sobre a apresentação da classe morfológica do adjetivo e de suas realizações como adjunto adnominal e predicativo do sujeito/objeto em livros didáticos. Além disso, buscou apontar as contribuições da teoria gerativa para um ensino de gramática mais reflexiva no âmbito escolar, levando em consideração os conhecimentos implícitos que o aluno já possui sobre sua língua materna antes mesmo de chegar à escola. Para isso, nos ancoramos em estudos feitos por Pilati (2017), Vicente e Pilati (2012), Pires e Quarezemin (2016), bem como nos documentos norteadores – Base Nacional Comum Curricular (2017) e Parâmetros Curriculares Nacionais (1997). Para realizar esse estudo, as investigações foram realizadas em duas coleções de livros didáticos da língua portuguesa do ensino fundamental (anos finais). Focamos em analisar como são tratadas as funções sintáticas – de adjunto adnominal e predicativo (do sujeito e do objeto) - do adjetivo, pois partirmos do pressuposto que essas duas funções sintáticas dessa classe de palavras são trabalhadas de modo fragmentado neste ciclo escolar. A partir dessa problemática, realizou-se um trabalho descritivo dos livros didáticos e pretendeu-se sugerir outros meios para o professor de português trabalhar o adjetivo e suas funções sintáticas nas aulas de gramática na escola.
Resumen : This research performed a descriptive work on the presentation of the adjective morphological class and its achievements as adnominal and subject/object predicative adjunct in textbooks. Moreover, it sought to point out the contributions of generative theory to a more reflective teaching of grammar in the school environment, taking into account the implicit knowledge that the student already has about their mother tongue before arriving at school. For that purpose, we used some studies made by Pilati (2017), Vicenti and Pilati (2012), Pires and Quarezemin (2016), as well as the official documents – Brazilian Common National Curricular Base (2017) and Brazilian National Curriculum Parameters (1997) and investigated this in two collections of Portuguese language school textbooks (final years). We focus on analyzing how the syntactic functions - of adjunct adnominal and predicative of subject/object - of the adjective, since we assume that these two syntactic functions of this word class are developed/taught in a fragmented way in this school cycle. From this problematic, we did a descriptive work of textbooks and intended to suggest other means for the Portuguese teacher to work the adjective and its syntactic functions in grammar classes at school.
Palabras clave : Adjetivo
Adjunto adnominal
Livro didático
Ensino e aprendizagem
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3362
Fecha de publicación : 2019
Aparece en las colecciones: Letras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SCHIMELFENIG.pdf2,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.