Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3386
Tipo: Monografia
Título: O processo avaliativo do estudante itinerante no ensino de ciências em escolas da rede pública de Cerro Largo
Autor(es): Heckler, Joceide Franciele Schons
Primeiro Orientador: Santos, Rosemar Ayres dos
Primeiro membro da banca: Bonotto, Danusa de Lara
Segundo membro da banca: Uhmann, Rosângela Inês Matos
Resumo: Historicamente, o ensino de Ciências permite à sociedade a compreensão de muitos fenômenos da natureza, além de contribuir para a formação de cidadãos críticos, capazes de interpretar e compreender o mundo em que vivem. Contribuindo, também, como um facilitador de uma melhor leitura de mundo de estudantes itinerantes, dentre os quais, os pertencentes a grupos circenses e parques de diversão. Desse modo, no intuito de compreender melhor esse processo, investigaremos: Como são avaliados e quais as metodologias de avaliação utilizadas pelos professores de ciências em relação aos estudantes itinerantes? E, qual o impacto dessa avaliação na aprendizagem desses estudantes? Objetivando de forma geral a compreensão e análise do processo de avaliação dos estudantes que residem e trabalham em parques de diversão e circos desenvolvido nas instituições públicas de ensino do município de Cerro Largo, RS. E, mais especificamente, compreender as políticas públicas da educação itinerante, pautadas no acesso e permanência dos estudantes itinerantes na Educação Básica assegurados pela Legislação Brasileira; identificar e analisar as estratégias utilizadas pelos professores no processo avaliativo desses estudantes; identificar o impacto causado pelos processos avaliativos na aprendizagem dos estudantes itinerantes a partir de entrevistas realizadas com professores das Escolas Públicas do município de Cerro Largo; verificar as possibilidades e dificuldades encontradas pelos professores no processo de avaliação desses estudantes. Como encaminhamento teórico- metodológico, foi realizada uma pesquisa qualitativa, fundamentada no processo metodológico da análise textual discursiva, tendo como corpus de análise entrevista com professores de Ciências das Escolas Públicas de Cerro Largo que receberam/recebem estudantes itinerantes. A dinâmica metodológica seguiu de acordo com a Análise Textual Discursiva, composta de três etapas: Unitarização, Categorização e Comunicação. Como resultado, identificamos três categorias emergentes, sendo elas: 1) A relação do professor e com o estudante no processo de ensino e aprendizagem; 2) Aprendizagem escolar na presença de estudantes itinerantes; 3) O Processo Avaliativo de Estudantes Itinerantes. Consideramos que as metodologias de avaliação carecem de ser repensadas pelos professores na busca de promover a inclusão do estudante itinerante no contexto escolar.
Abstract/Resumen: Historically, science teaching allows society to understand many phenomena of nature, as well as contributing to the formation of critical citizens capable of interpreting and understanding the world in which they live. It also contributes as a facilitator of a better world reading of itinerant students, among them, those belonging to circus groups and amusement parks. Thus, in order to better understand this process, we will investigate: How are evaluated and what evaluation methodologies are used by science teachers in relation to itinerant students? And, what is the impact of this evaluation on the learning of these students? Aiming in general the understanding and analysis of the evaluation process of the students who live and work in amusement parks and circuses developed in the public educational institutions of the municipality of Cerro Largo, RS. And, more specifically, to understand the public policies of itinerant education, based on the access and permanence of itinerant students in Basic Education assured by the Brazilian Legislation; identify and analyze the strategies used by teachers in the evaluation process of these students; to identify the impact of evaluative processes on the learning of itinerant students, based on interviews conducted with teachers of the Public Schools of the municipality of Cerro Largo; to verify the possibilities and difficulties encountered by the teachers in the evaluation process of these students. As a theoretical and methodological referral, a qualitative research was carried out, based on the methodological process of the discursive textual analysis, having as corpus of analysis an interview with professors of Sciences of the Public Schools of Cerro Largo who received / receive itinerant students. The methodological dynamics followed according to the Discursive Textual Analysis, composed of three stages: Unitarization, Categorization and Communication. As a result, we identified three emerging categories, namely: 1) The relationship between the teacher and the student in the teaching and learning process; 2) School learning in the presence of itinerant students; 3) The Evaluation Process of Itinerant Students. We consider that the evaluation methodologies need to be rethought by the teachers in the search to promote the inclusion of the itinerant student in the school context.
Palavras-chave: Ensino de ciências
Cerro Largo (RS)
Escola pública
Ensino e aprendizagem
Avaliação da educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3386
Data do documento: 3-Jul-2019
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HECKLER.pdf957,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.