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Type: Monografia
Title: Plano de marketing para uma microempresa individual do ramo de manutenção automotiva do Município de Campina das Missões - RS
Author: Angnes, Júlia Inês
First advisor: Oliveira, Fabricio Costa de
metadata.dc.contributor.referee1: Dalcin, Dionéia
metadata.dc.contributor.referee2: Frota, Mariângela Brum
Resume: O crescimento considerável da frota brasileira de automóveis e o envelhecimento da mesma ocasionam um aumento da necessidade da prestação de serviço de empresas que atuam no ramo de manutenção automotiva. O mercado cada vez mais competitivo exige do gestor da empresa, além da atenção especial ao mercado, à utilização eficaz de ferramentas de marketing. Assim, objetiva-se propor um plano de marketing para uma microempresa individual do ramo de manutenção automotiva do município de Campina das Missões – RS, a fim de torná-la mais competitiva. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa descritiva, através de um estudo de caso onde os dados foram abordados de forma qualitativa. As informações foram coletadas através de dados primários, por meio de entrevista, e dados secundários, por meio de análise de literatura já publicada, como livros e relatórios. O plano de marketing proposto pelo estudo tem como base a proposta de Las Casas (2011), onde foi realizada uma análise do ambiente da empresa e dos seus concorrentes diretos. Através desta análise foram estipulados objetivos e consecutivamente estratégias que serão realizadas através de atividades do plano de ação, previstas para os anos de 2020 e 2021. Por meio dessas estratégias e atividades do plano de ação será possível o aumento da prestação de serviço e lucros da empresa.
Abstract: The considerable growth of the Brazilian car fleet and the aging of it cause an increase in the need to provide services to companies that operate in the automotive maintenance business. The increasingly competitive market demands from the company manager, in addition to special attention to the market, the effective use of marketing tools. Thus, the objective is to propose a marketing plan for an individual micro enterprise of the automotive maintenance branch of Campina das Missões – RS, in order to make it more competitive. To achieve the proposed objective, a descriptive research was conducted through a case study where the data were approached qualitatively. The information was collected through primary data through interviews and secondary data through analysis of previously published literature such as books and reports. The marketing plan proposed by the study is based on the proposal of Las Casas (2011), where an analysis of the company's environment and its direct competitors was performed. Through this analysis, objectives and consecutive strategies were set out that will be realized through action plan activities, planned for the years 2020 and 2021. Through these action plan strategies and activities, it will be possible to increase the service delivery and profits of the Company.
Keywords: Marketing industrial
Administração de marketing
Campina das Missões
Microempresas
Automóveis
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3391
Issue Date: 13-Nov-2019
Appears in Collections:TCC Administração

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