Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3412
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Powell, Arthur Belford-
dc.creatorScheffer, Nilce Fátima-
dc.date2019-
dc.date.accessioned2020-02-04T16:06:41Z-
dc.date.available2019-
dc.date.available2020-02-04T16:06:41Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3412-
dc.description.abstractThis study analyses research on the teaching and learning of rational numbers-fractions in the Brazilian Elementary School from 2013 to 2018. This investigation contributes to the reflection on the mathematical knowledge, considering that such development is built from the understanding of the rational number, providing the basis on which elementary algebraic operations, the concept of multiplicative inverse, the percentage and other mathematical concepts will be built. The research question that serves as a guiding axis is: What knowledge about the teaching and learning of fractions has the research inserted in dissertations and theses and also in Brazilian articles offered in the last five years? This study has a qualitative perspective, having its data collection based on the documental analysis of Brazilian research, analysis are supported by content categories. The results showed that research analyzed show different practical-theoretical reflections about cognitive processes, as well as new possibilities in the teaching and learning of rational numbers -fractions in class.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo analisa pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem de números racionais-frações na Educação Básica brasileira no período de 2013 a 2018. Considerando que o conhecimento de frações é construído a partir da compreensão do número racional, esta investigação visa contribuir para a reflexão sobre o tema que fornece a base sobre a qual são construídas as operações elementares, a noção de inverso multiplicativo, a percentagem e outros conhecimentos matemáticos. A questão de investigação que serve de eixo norteador é: Que conhecimentos sobre o ensino e a aprendizagem de frações, as pesquisas, representadas pelas dissertações e teses e também artigos brasileiros, têm oferecido nos últimos cinco anos? O estudo se insere na perspectiva qualitativa, com coleta de dados, baseada na análise documental de pesquisas brasileiras, e a organização e a análise têm como respaldo as categorias de conteúdo. Os resultados apontam que as pesquisas analisadas apresentam diferentes reflexões teórico-práticas sobre processos cognitivos, bem como novas possibilidades para ensino e aprendizagem de frações em sala de aula.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by SUELEN SPINDOLA BILHAR (suelen.bilhar@uffs.edu.br) on 2019-10-14T17:55:43Z No. of bitstreams: 1 SCHEFFER.pdf: 736216 bytes, checksum: f7b3ef4e9ff20d0b21a51df468bfcf59 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-02-04T16:06:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SCHEFFER.pdf: 736216 bytes, checksum: f7b3ef4e9ff20d0b21a51df468bfcf59 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-04T16:06:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SCHEFFER.pdf: 736216 bytes, checksum: f7b3ef4e9ff20d0b21a51df468bfcf59 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherRutgers University-Newarkpt_BR
dc.publisher.countryEstados unidospt_BR
dc.publisher.initialsRutgerspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNúmero fracionáriopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.titlePesquisas brasileiras sobre o tema frações no período de 2013-2018pt_BR
dc.title.alternativeBrazilian research concerning fractions from 2013-2018pt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Exatas e da Terra

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SCHEFFER.pdf718,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.