Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3412
Type: Artigo Cientifico
Título : Pesquisas brasileiras sobre o tema frações no período de 2013-2018
Otros títulos : Brazilian research concerning fractions from 2013-2018
Author: Scheffer, Nilce Fátima
First advisor: Powell, Arthur Belford
Resume: Este estudo analisa pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem de números racionais-frações na Educação Básica brasileira no período de 2013 a 2018. Considerando que o conhecimento de frações é construído a partir da compreensão do número racional, esta investigação visa contribuir para a reflexão sobre o tema que fornece a base sobre a qual são construídas as operações elementares, a noção de inverso multiplicativo, a percentagem e outros conhecimentos matemáticos. A questão de investigação que serve de eixo norteador é: Que conhecimentos sobre o ensino e a aprendizagem de frações, as pesquisas, representadas pelas dissertações e teses e também artigos brasileiros, têm oferecido nos últimos cinco anos? O estudo se insere na perspectiva qualitativa, com coleta de dados, baseada na análise documental de pesquisas brasileiras, e a organização e a análise têm como respaldo as categorias de conteúdo. Os resultados apontam que as pesquisas analisadas apresentam diferentes reflexões teórico-práticas sobre processos cognitivos, bem como novas possibilidades para ensino e aprendizagem de frações em sala de aula.
Resumen : This study analyses research on the teaching and learning of rational numbers-fractions in the Brazilian Elementary School from 2013 to 2018. This investigation contributes to the reflection on the mathematical knowledge, considering that such development is built from the understanding of the rational number, providing the basis on which elementary algebraic operations, the concept of multiplicative inverse, the percentage and other mathematical concepts will be built. The research question that serves as a guiding axis is: What knowledge about the teaching and learning of fractions has the research inserted in dissertations and theses and also in Brazilian articles offered in the last five years? This study has a qualitative perspective, having its data collection based on the documental analysis of Brazilian research, analysis are supported by content categories. The results showed that research analyzed show different practical-theoretical reflections about cognitive processes, as well as new possibilities in the teaching and learning of rational numbers -fractions in class.
Palabras clave : Número fracionário
Ensino e aprendizagem
Educação matemática
Language: por
Country: Estados unidos
Editorial : Rutgers University-Newark
Acronym of the institution: Rutgers
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3412
Fecha de publicación : 2019
Aparece en las colecciones: Ciências Exatas e da Terra

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SCHEFFER.pdf718,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.