Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3420
Tipo: Monografia
Título: A identidade de Cerro Largo/RS a partir de seu pórtico
Autor(es): Leske, Ângela Noemi
Primeiro Orientador: Dias, Ana Beatriz Ferreira
Primeiro membro da banca: Escalante, Roberta Kolling
Segundo membro da banca: Silva, Juliani Borchardt
Resumo: O objetivo desta pesquisa consiste em compreender os possíveis sentidos que podem ser produzidos a partir da leitura das materialidades discursivas que compõem o pórtico de entrada da cidade de Cerro Largo (RS). Desse modo, interessa-nos refletir em que medida esses elementos materiais podem ou não levar à construção e cristalização de uma identidade para o município. O trabalho é desenvolvido a partir dos estudos bakhtinianos, mobilizando principalmente os conceitos de signo e identidade. Trabalhamos, ainda, com alguns pressupostos teóricos de Orlandi (2008, 2011) no que se refere à cidade tomada como espaço de circulação de sentidos e à apropriação dos espaços públicos por parte do Estado como forma de dividir a cidade em classes sociais. Nosso objeto de estudo é constituído pelo monumento do pórtico, levando em consideração seu texto verbal (frase que dá ao município o status de cidade feliz) e o não verbal, que incluem, nesse caso,os bonecos tradicionalmente chamados de Fritz e Frida, bem como o símbolo do Rotary, todos eles presentes no entorno do pórtico. Em vista disso, entende-se que essas materialidades, tomadas como signos ideológicos, evidenciam o embate ideológico entre o discurso hegemônico e o contra hegemônico. Sendo assim, amparados pelas teorias bakhtinianas e levando em consideração os elementos constituintes do pórtico, pode-se dizer que o sentido produzido em nós por esse monumento, nos leva a concluir que as materialidades discursivas presentes no pórtico e seu entorno, contribuem de maneira acentuada para a geração e cristalização de uma identidade, para o município de Cerro Largo, baseada na cultura e tradições germânicas.
Abstract/Resumen: El objetivo de esta investigación consiste en comprender los posibles sentidos que pueden ser producidos a partir de la lectura de las materialidades discursivas que componen el pórtico de entrada de la ciudad de Cerro Largo (RS). De ese modo, nos interesa reflexionar en qué medida estos elementos materiales pueden o no llevar a la construcción y cristalización de una identidad para el municipio. El trabajo se desarrolla a partir de los estudios bakhtinianos, movilizando principalmente los conceptos de signo e identidad. Trabajamos, además, con algunos presupuestos teóricos de Orlandi (2008, 2011) en lo que se refiere a la ciudad tomada como espacio de circulación de sentidos y la apropiación de los espacios públicos por parte del Estado como forma de dividir la ciudad en clases sociales. Nuestro objeto de estudio está constituido por el monumento del pórtico, teniendo en cuenta su texto verbal (frase que da al municipio el status de ciudad feliz) y el no verbal, que incluyen, en este caso, los muñecos tradicionalmente llamados Fritz y Frida, así como el símbolo del Rotary, todos ellos presentes en el entorno del pórtico. Por cuenta de esto, se entiende que esas materialidades, tomadas como signos ideológicos, evidencian el embate ideológico entre el discurso hegemónico y contra hegemónico. Siendo así, amparados por las teorías bakhtinianas y teniendo en cuenta los elementos constituyentes del pórtico, se puede decir que el sentido producido en nosotros por ese monumento, nos lleva a concluir que las materialidades discursivas presentes en el pórtico y su entorno, contribuyen de manera acentuada a la generación y cristalización de una identidad, para el municipio de Cerro Largo, basada en la cultura y tradiciones germánicas
Palavras-chave: Pórticos
Identidade
Espaço
Cerro Largo (RS)
Elementos estruturais
Discurso
Construção
Estudo Bakhtiniano
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3420
Data do documento: 6-Jun-2019
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LESKE.pdf756,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.