Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3429
Tipo: Monografia
Título: Educação especial: uma abordagem investigativa por meio de recortes de realidades escolares e seus recursos em uma perspectiva inclusiva
Autor(es): Preichardt, Elizandra Mayer Leite
Primeiro Orientador: Andrighetto, Rosália
Primeiro membro da banca: Behm, Mariana Boneberger
Segundo membro da banca: Uhmann, Rosângela Inês Matos
Resumo: No cenário educacional é crescente a discussão a respeito da Educação Especial e da inclusão em escola regular no sentido de proporcionar aos alunos uma maior qualidade de ensino. A pesquisa em torno do desenvolvimento do trabalho em questão tem como foco o propósito de investigações acerca dos referenciais teóricos na área da educação especial e, especificamente, na área da deficiência visual, tendo-se buscado por potenciais recursos para subsidiar os professores frente ao atendimento dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Além da busca por aprofundar conhecimentos acerca da deficiência visual e de recursos multifuncionais existentes, teve-se por objetivos proceder o levantamento de dados sobre o panorama das escolas da região da 14ª Coordenadoria de Educação (CRE) de Santo Ângelo/RS, frente às demandas da educação especial na perspectiva inclusiva e desenvolver uma oficina didática para expor e difundir as potencialidades e os desafios no emprego do software Brailendo como auxiliador no processo de ensino-aprendizagem. Assim, a investigação por ora definida, emerge do particular interesse em compreender as relações históricas, sociais, culturais e educacionais. Nesse sentido, exploram-se caminhos para a busca de inovações técnicas de como ensinar química para alunos com NEE na área da deficiência visual. Assim sendo, a pesquisa caracteriza-se de cunho qualitativo do tipo bibliográfico e, ao apoiar-se em técnicas de coleta de dados junto às escolas, também tem caráter quantitativo. Para tal, utilizou-se o questionário como instrumento de pesquisa com a finalidade do levantamento sucinto do atual cenário didático-pedagógico frente ao atendimento aos alunos com NEE nas salas de aulas regulares. Os resultados apontam para o fato de que ainda temos muito a avançar para chegarmos a uma educação especial efetivamente inclusiva
Abstract/Resumen: In the educational scenario there is a growing discussion about Special Education and inclusion in regular school in order to provide students with a higher quality of education. The research around the development of the work in question is focused on the purpose of investigations about the theoretical references in the area of special education and, specifically, in the area of visual impairment, having sought for potential resources to subsidize teachers in order to meet the needs of students with Special Educational Needs (SEN). In addition to the search for deepening knowledge about visual impairment and existing multifunctional resources, the objectives were to survey data on the panorama of schools in the region of the 14th Education Coordination (CRE) of Santo Ângelo/RS, facing the demands of special education in an inclusive perspective and develop a didactic workshop to expose and disseminate the potentialities and challenges in the use of Brailendo software as a helper in the teaching-learning process. Thus, the research currently defined, emerges from the particular interest in understanding the historical, social, cultural and educational relationships. In this sense, we explore ways to search for technical innovations in how to teach chemistry to students with SEN in the area of visual impairment. Thus, the research is characterized of qualitative nature of the bibliographic type and, by relying on techniques of data collection from schools, also has a quantitative character. To this end, thequestionnaire was used as a research instrument with the purpose of succinct survey of the current didacticpedagogical scenario facing the care of students with SEN in regular classrooms. The results point to the fact that we still have a lot to advance in order to achieve an effectively inclusive special education.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Tecnologia educacional
Inclusão escolar
Deficiência visual
Computador no ensino
Softwares
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3429
Data do documento: 10-Dez-2019
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PREICHARDT.pdf935,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.