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Tipo: Monografia
Título: Os desafios para a inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular em SC, 1980-2018
Autor(es): Pereira, Vanessa Guimarães
Primeiro Orientador: Moretto, Samira Peruchi
Resumo: A presente pesquisa analisa através da legislação vigente os elementos da Educação Inclusiva de Pessoas com Deficiência na formação dos professores, utilizando como metodologia, leituras sobre o Ensino de História e História da Educação. No primeiro momento fizemos um breve histórico da legislação, de como essas Pessoas com Deficiência conseguiram adquirir direitos que por muito tempo foram negados. As lutas por igualdade foram ao longo de muito anos, através de reivindicações, manifestos nas ruas pela as próprias Pessoas com Deficiência e familiares e a partir da constituição de 1988 essas pessoas passaram a ter visibilidade e então foram inseridas na legislação. Assim, foram conquistando direitos, como a inclusão no ensino regular, e o direito de uma educação de qualidade, onde necessitam de um acompanhamento educacional especializado na escola, com professores devidamente formados em educação especial. Porém o que esta pesquisa propõe é refletirmos sobre a inclusão a partir de todos os professores, incluindo o professor de História. A Pessoa com Deficiência está inserida no ensino regular em todos os níveis de aprendizagem, portanto não podemos nos esquivar da responsabilidade de contribuir para a inclusão escolar.
Abstract/Resumen: This research will analyze through the current legislation the elements of Inclusive Education of People with Disabilities in the teachers' formation, using as methodology, readings about the Teaching of History and History of Education. At first we made a brief history of the law, how these Disabled People were able to acquire rights that were long denied. Struggles for equality have been for many years, through claims, manifested on the streets by People with Disabilities themselves and their families and from the 1988 constitution onwards these people became visible and were then incorporated into the legislation. Thus, they have been gaining rights, such as inclusion in regular education, and the right to quality education, where they need specialized educational support at school, with teachers properly trained in special education. But what this research proposes is to reflect on inclusion from all teachers, including the history teacher. People with disabilities are involved in mainstream education at all levels of learning, so we cannot shirk the responsibility to contribute to school inclusion.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Pessoas com deficiência
Ensino
História
História da educação
Formação de professores
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3512
Data do documento: 2019
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