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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrandão, Patrícia Souza-
dc.date2015-12-15-
dc.date.accessioned2017-06-13T19:26:00Z-
dc.date.available2017-06-13T19:26:00Z-
dc.date.issued2015-12-15-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/352-
dc.description.resumoO ensino de Língua de Portuguesa (LP), mesmo marcado por várias modificações ao longo dos anos, ancora-se hoje em conceitos fundamentais como texto enquanto produção repleta de sentido e gêneros textuais como práticas sociais de linguagem, apontando para atividades de leitura, escrita e análise linguística que abarquem os sujeitos e os usos linguísticos. Atentando para estas questões, sobretudo para o ensino da escrita, este artigo tem como objetivo analisar uma prática de ensino de produção textual por meio do gênero cordel, em busca de perceber concepções e encaminhamentos metodológicos utilizados por uma docente pesquisada. Para isto, recorremos aos estudos de Marcuschi e Brait, que caracterizam os gêneros como formas de inserção dos sujeitos nas práticas sociais através da linguagem; assim como às propostas de Geraldi e Antunes, na orientação do ensino de produção textual como uma prática que busca atingir objetivos interativos mais abrangentes. Por meio de ferramentas de pesquisa, como entrevista e observação de prática em sala de aula, a pesquisa configurou-se em um estudo de caso que buscou delinear o ensino do gênero cordel com uma turma da 8º ano de uma escola estadual da região sudoeste do Paraná, tendo as propostas das Sequências Didáticas (SD) de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) como parâmetro. Este artigo observou, entre outras questões, que a prática observada, mesmo não apontando como referencial a teoria das SDs, refletiu um trabalho com o gênero a partir de etapas que podem ser a esta teoria assimiladas, mostrando mais semelhanças do que diferenças do modelo em questão.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2017-06-13T16:39:16Z No. of bitstreams: 1 BRANDÃO.pdf: 405678 bytes, checksum: 3881676cb562f51ec2b9fa344ba031a1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-13T19:26:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BRANDÃO.pdf: 405678 bytes, checksum: 3881676cb562f51ec2b9fa344ba031a1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-13T19:26:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BRANDÃO.pdf: 405678 bytes, checksum: 3881676cb562f51ec2b9fa344ba031a1 (MD5) Previous issue date: 2015-12-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realeza-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectGênero literáriopt_BR
dc.subjectCordelpt_BR
dc.titleCordel e ensino: um estudo do ensino de produção textual por meio do gênero cordelpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
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