Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/352
Type: Artigo Cientifico
Title: Cordel e ensino: um estudo do ensino de produção textual por meio do gênero cordel
Author: Brandão, Patrícia Souza
Resume: O ensino de Língua de Portuguesa (LP), mesmo marcado por várias modificações ao longo dos anos, ancora-se hoje em conceitos fundamentais como texto enquanto produção repleta de sentido e gêneros textuais como práticas sociais de linguagem, apontando para atividades de leitura, escrita e análise linguística que abarquem os sujeitos e os usos linguísticos. Atentando para estas questões, sobretudo para o ensino da escrita, este artigo tem como objetivo analisar uma prática de ensino de produção textual por meio do gênero cordel, em busca de perceber concepções e encaminhamentos metodológicos utilizados por uma docente pesquisada. Para isto, recorremos aos estudos de Marcuschi e Brait, que caracterizam os gêneros como formas de inserção dos sujeitos nas práticas sociais através da linguagem; assim como às propostas de Geraldi e Antunes, na orientação do ensino de produção textual como uma prática que busca atingir objetivos interativos mais abrangentes. Por meio de ferramentas de pesquisa, como entrevista e observação de prática em sala de aula, a pesquisa configurou-se em um estudo de caso que buscou delinear o ensino do gênero cordel com uma turma da 8º ano de uma escola estadual da região sudoeste do Paraná, tendo as propostas das Sequências Didáticas (SD) de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) como parâmetro. Este artigo observou, entre outras questões, que a prática observada, mesmo não apontando como referencial a teoria das SDs, refletiu um trabalho com o gênero a partir de etapas que podem ser a esta teoria assimiladas, mostrando mais semelhanças do que diferenças do modelo em questão.
Keywords: Didática
Produção textual
Gênero literário
Cordel
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Realeza
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/352
Issue Date: 15-Dec-2015
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRANDÃO.pdf396,17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.