Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3560
Type: Monografia
Title: O papel da sistematização da experiência na formação de professores de ciências e biologia
Author: Bremm, Daniele
First advisor: Güllich, Roque Ismael da Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Eliane Gonçalves dos
metadata.dc.contributor.referee2: Wenzel, Judite Scherer
Resume: Este trabalho busca investigar o papel da sistematização de experiências no processo de Investigação-Formação-Ação, ao longo da formação de professores de Ciências e Biologia. Para tanto, foram gravados e transcritos dois encontros de formação de professores do projeto de extensão denominado Ciclos Formativos no Ensino de Ciências, em que foram sistematizados relatos de experiências. Demarcamos para a discussão episódios em que o processo de sistematização possibilitou o desencadeamento de três elementos formativos: o espelhamento de práticas, as narrativas reflexivas nos diários de formação e o diálogo formativo. A partir dos resultados produzidos e analisados foi possível perceber como o processo de sistematização de experiências contribuiu para a formação inicial e continuada de professores de Ciências e Biologia. Os elementos formativos desencadeados pela sistematização levam o professor a refletir criticamente sobre a sua prática, sendo esta uma reflexão individual e coletiva. Podemos perceber, assim, que o processo de sistematização é fundamental para desenvolvimento da Investigação-Formação-Ação, ao desencadear a reflexão formativa.
Abstract: This work aims to investigate the role of systematization of experiences and how it acts in the Investigation-Formation-Action process, throughout the training of science and biology teachers. For this purpose, two teacher trainings - of the extension program called Formative Cycles in Science Teaching - were recorded and transcribed, where reported experiences were systematized. We delimited to the discussion, episodes where the systematization process made it possible to trigger three formative elements and formative dialogue. From the produced and analyzed results, it was possible to realize how the systematization of experiences process fomented the initial and continual training of Science and Biology teachers. Formative elements triggered by the systematization lead the teacher to think critically about his or her practice, being it an individual and collective reflection. We can notice then, that the process of systematization is essential to the Investigation-Formation-Action development, when it triggers formative reflection.
Keywords: Formação de professores
Ensino e aprendizagem
Ensino
Educação
Biologia
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3560
Issue Date: 28-Nov-2019
Appears in Collections:TCC Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BREMM.pdf810.39 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.