Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3564
Type: Artigo Cientifico
Title: As práticas pedagógicas nos livros didáticos de Ciências e de Biologia recomendados pelo PNLD 2017 e PNLEM 2018
Author: Hartmann, Andressa Corcete
First advisor: Hermel, Erica do Espírito Santo
Resume: O presente trabalho teve como objetivo analisar e investigar as Práticas Pedagógicas presentes nos Livros Didáticos de Ciências e Biologia, recomendados pelo PNLD 2017 e PNLEM 2018, e sua eficácia no processo de ensino e de aprendizagem. Para tanto, foram analisadas duas coleções de livros didáticos de Ciências (8 livros) e duas de Biologia (6 livros).A análise dos Livros Didáticos se em três etapas primeiramente foi realizado a leitura das Práticas Pedagógicas, logo após estas foram classificadas em categorias: Esquema de representação; Atividade de texto; Questões de Enem e de vestibular; Leitura complementar; Sugestões de práticas; Tema para discussão; Saiba mais; Questões discursivas; Ciências, tecnologia e sociedade; Exercícios comentados; Curiosidades; Atividades em grupo; Pense e responda; Questionários; Atividades reproducionistas; Tabelas, gráficos e mapas conceituais; Sugestão de pesquisa, sites, redação ou resumo; Atividades reflexivas, tirinhas e palavras cruzadas. Para finalizar realizarmos a contextualização utilizando referencial teórico. Ao total foram encontradas 5903 Práticas Pedagógicas, sendo 3451 nas coleções de Ciências e 2452 nas coleções de Biologia. A categoria que mais se destacou nos livros analisados nesta pesquisa foi a atividade reproducionista com 1359 práticas e a que menos se destacou foi a projeto interdisciplinar com12. Apesar do grande número de Práticas Pedagógicas encontradas nos livros didáticos, a maioria se limitava a poucas categorias, refletindo a pouca diversidade de estratégias de consolidação do conhecimento utilizadas nos livros
Abstract: The present work aimed to analyze and investigate the Pedagogical Practices present in the Textbooks of Science and Biology, recommended by PNLD 2017 and PNLEM 2018, and their effectiveness in the teaching and learning process. To this end, two collections of science textbooks (8 books) and two biology textbooks (6 books) were analyzed. The analysis of the didactic books if in three stages was first read the Pedagogical Practices, soon after they were classified into categories. : Scheme of representation; Text activity; Enem and college entrance exams; Complementary reading; Suggestions of practices; Theme for discussion; Know more; Discursive questions; Science, technology and society; Commented exercises; Curiosities; Group activities; Think and answer; Questionnaires; Reproduction activities; Tables, graphs and concept maps; Search suggestion, websites, writing or summary; Reflective activities, comics and crossword puzzles. In order to finalize the contextualization using the theoretical framework. A total of 5903 Pedagogical Practices were found, 3451 in the Science collections and 2452 in the Biology collections. The category that stood out most in the books analyzed in this research was the reproductive activity with 1359 practices and the one that stood out the most was the interdisciplinary project with 12. Despite the large number of Pedagogical Practices found in textbooks, most were limited to a few categories, reflecting the limited diversity of knowledge consolidation strategies used in textbooks.
Keywords: Ensino de ciências
Ensino e aprendizagem
Métodos de ensino
Educação
Biologia
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3564
Issue Date: 1-Dec-2019
Appears in Collections:TCC Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HARTMANN.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.