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Tipo: Monografia
Título: Compreensões de graduandos e graduandas da área de ciências da natureza sobre questões de gênero e sexualidade
Autor(es): Cordeiro, Thamires Luana
Primeiro Orientador: Santos, Eliane Gonçalves dos
Primeiro membro da banca: Rigo, Neusete Machado
Segundo membro da banca: Carlos, Franciele de Abreu
Resumo: Gênero e Sexualidade são temáticas polêmicas no contexto atual. A mídia, a sociedade e a forma tradicional do pensamento constroem visões tendenciosas e comprometedoras referentes a estes assuntos. O presente trabalhou buscou analisar as concepções de graduandos e graduandas de três cursos voltados a formação de professoras da área de Ciências da Natureza de uma Universidade Pública, referentes aos termos Gênero e Sexualidade. Sobre essa temática, questiona-se, como a Universidade vêm trabalhando essas questões durante o processo de formação inicial de professores? Para o desenvolvimento dessa pesquisa foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas e para análise dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo, da qual emergiram três categorias de análise, a saber, i) Compressões dos/as Licenciados/as sobre o conceito Gênero, ii) Compressões dos/as Licenciados/as sobre o conceito Sexualidade e iii) Compressões dos/as Licenciados/as sobre o conceito Orientação Sexual. Acadêmicos/as apresentam entendimentos equivocados sobre as terminologias e sinalizam que a Universidade vem abordando pouco essas temáticas durante o processo formativo, ao mesmo tempo, reconhecem a importância de se trabalhar com essas questões nos espaços escolares. A escola é um local de construção e desconstrução de conceitos, onde as mais diversas realidades se encontram, possibilitando que meninos/as aprendam juntos/as. Professores/as necessitam estar preparados para trabalhar com Questões de Gênero e Sexualidade nos espaços escolares, pois essas temáticas vão além da teoria, são pontos que fazem parte da vida e da dignidade das pessoas, situação que merece respeito, atenção e visibilidade nos mais diversos espaços sociais a fim de promover uma sociedade mais igualitária entre homens e mulheres.
Palavras-chave: Gêneros (grupos sociais)
Sexualidade
Ciências do comportamento
Estudo de caso
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3576
Data do documento: 29-Nov-2019
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

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