Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3576
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Eliane Gonçalves dos | - |
dc.contributor.referee1 | Rigo, Neusete Machado | - |
dc.contributor.referee2 | Carlos, Franciele de Abreu | - |
dc.creator | Cordeiro, Thamires Luana | - |
dc.date | 2019-11-29 | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-20T13:33:25Z | - |
dc.date.available | 2020-02-14 | - |
dc.date.available | 2020-02-20T13:33:25Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-29 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3576 | - |
dc.description.resumo | Gênero e Sexualidade são temáticas polêmicas no contexto atual. A mídia, a sociedade e a forma tradicional do pensamento constroem visões tendenciosas e comprometedoras referentes a estes assuntos. O presente trabalhou buscou analisar as concepções de graduandos e graduandas de três cursos voltados a formação de professoras da área de Ciências da Natureza de uma Universidade Pública, referentes aos termos Gênero e Sexualidade. Sobre essa temática, questiona-se, como a Universidade vêm trabalhando essas questões durante o processo de formação inicial de professores? Para o desenvolvimento dessa pesquisa foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas e para análise dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo, da qual emergiram três categorias de análise, a saber, i) Compressões dos/as Licenciados/as sobre o conceito Gênero, ii) Compressões dos/as Licenciados/as sobre o conceito Sexualidade e iii) Compressões dos/as Licenciados/as sobre o conceito Orientação Sexual. Acadêmicos/as apresentam entendimentos equivocados sobre as terminologias e sinalizam que a Universidade vem abordando pouco essas temáticas durante o processo formativo, ao mesmo tempo, reconhecem a importância de se trabalhar com essas questões nos espaços escolares. A escola é um local de construção e desconstrução de conceitos, onde as mais diversas realidades se encontram, possibilitando que meninos/as aprendam juntos/as. Professores/as necessitam estar preparados para trabalhar com Questões de Gênero e Sexualidade nos espaços escolares, pois essas temáticas vão além da teoria, são pontos que fazem parte da vida e da dignidade das pessoas, situação que merece respeito, atenção e visibilidade nos mais diversos espaços sociais a fim de promover uma sociedade mais igualitária entre homens e mulheres. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2020-02-14T13:12:44Z No. of bitstreams: 1 CORDEIRO.pdf: 458391 bytes, checksum: aff28ccbda7ef5f7be6ca7bcbe37f47f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-02-20T13:33:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CORDEIRO.pdf: 458391 bytes, checksum: aff28ccbda7ef5f7be6ca7bcbe37f47f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-02-20T13:33:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CORDEIRO.pdf: 458391 bytes, checksum: aff28ccbda7ef5f7be6ca7bcbe37f47f (MD5) Previous issue date: 2019-11-29 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Cerro Largo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gêneros (grupos sociais) | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Ciências do comportamento | pt_BR |
dc.subject | Estudo de caso | pt_BR |
dc.title | Compreensões de graduandos e graduandas da área de ciências da natureza sobre questões de gênero e sexualidade | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Biológicas - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CORDEIRO.pdf | 447,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.