Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3576
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Eliane Gonçalves dos-
dc.contributor.referee1Rigo, Neusete Machado-
dc.contributor.referee2Carlos, Franciele de Abreu-
dc.creatorCordeiro, Thamires Luana-
dc.date2019-11-29-
dc.date.accessioned2020-02-20T13:33:25Z-
dc.date.available2020-02-14-
dc.date.available2020-02-20T13:33:25Z-
dc.date.issued2019-11-29-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3576-
dc.description.resumoGênero e Sexualidade são temáticas polêmicas no contexto atual. A mídia, a sociedade e a forma tradicional do pensamento constroem visões tendenciosas e comprometedoras referentes a estes assuntos. O presente trabalhou buscou analisar as concepções de graduandos e graduandas de três cursos voltados a formação de professoras da área de Ciências da Natureza de uma Universidade Pública, referentes aos termos Gênero e Sexualidade. Sobre essa temática, questiona-se, como a Universidade vêm trabalhando essas questões durante o processo de formação inicial de professores? Para o desenvolvimento dessa pesquisa foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas e para análise dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo, da qual emergiram três categorias de análise, a saber, i) Compressões dos/as Licenciados/as sobre o conceito Gênero, ii) Compressões dos/as Licenciados/as sobre o conceito Sexualidade e iii) Compressões dos/as Licenciados/as sobre o conceito Orientação Sexual. Acadêmicos/as apresentam entendimentos equivocados sobre as terminologias e sinalizam que a Universidade vem abordando pouco essas temáticas durante o processo formativo, ao mesmo tempo, reconhecem a importância de se trabalhar com essas questões nos espaços escolares. A escola é um local de construção e desconstrução de conceitos, onde as mais diversas realidades se encontram, possibilitando que meninos/as aprendam juntos/as. Professores/as necessitam estar preparados para trabalhar com Questões de Gênero e Sexualidade nos espaços escolares, pois essas temáticas vão além da teoria, são pontos que fazem parte da vida e da dignidade das pessoas, situação que merece respeito, atenção e visibilidade nos mais diversos espaços sociais a fim de promover uma sociedade mais igualitária entre homens e mulheres.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2020-02-14T13:12:44Z No. of bitstreams: 1 CORDEIRO.pdf: 458391 bytes, checksum: aff28ccbda7ef5f7be6ca7bcbe37f47f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-02-20T13:33:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CORDEIRO.pdf: 458391 bytes, checksum: aff28ccbda7ef5f7be6ca7bcbe37f47f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-20T13:33:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CORDEIRO.pdf: 458391 bytes, checksum: aff28ccbda7ef5f7be6ca7bcbe37f47f (MD5) Previous issue date: 2019-11-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneros (grupos sociais)pt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectCiências do comportamentopt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.titleCompreensões de graduandos e graduandas da área de ciências da natureza sobre questões de gênero e sexualidadept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CORDEIRO.pdf447,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.