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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3576
Type: | Monografia |
Title: | Compreensões de graduandos e graduandas da área de ciências da natureza sobre questões de gênero e sexualidade |
Author: | Cordeiro, Thamires Luana |
First advisor: | Santos, Eliane Gonçalves dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rigo, Neusete Machado |
metadata.dc.contributor.referee2: | Carlos, Franciele de Abreu |
Resume: | Gênero e Sexualidade são temáticas polêmicas no contexto atual. A mídia, a sociedade e a forma tradicional do pensamento constroem visões tendenciosas e comprometedoras referentes a estes assuntos. O presente trabalhou buscou analisar as concepções de graduandos e graduandas de três cursos voltados a formação de professoras da área de Ciências da Natureza de uma Universidade Pública, referentes aos termos Gênero e Sexualidade. Sobre essa temática, questiona-se, como a Universidade vêm trabalhando essas questões durante o processo de formação inicial de professores? Para o desenvolvimento dessa pesquisa foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas e para análise dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo, da qual emergiram três categorias de análise, a saber, i) Compressões dos/as Licenciados/as sobre o conceito Gênero, ii) Compressões dos/as Licenciados/as sobre o conceito Sexualidade e iii) Compressões dos/as Licenciados/as sobre o conceito Orientação Sexual. Acadêmicos/as apresentam entendimentos equivocados sobre as terminologias e sinalizam que a Universidade vem abordando pouco essas temáticas durante o processo formativo, ao mesmo tempo, reconhecem a importância de se trabalhar com essas questões nos espaços escolares. A escola é um local de construção e desconstrução de conceitos, onde as mais diversas realidades se encontram, possibilitando que meninos/as aprendam juntos/as. Professores/as necessitam estar preparados para trabalhar com Questões de Gênero e Sexualidade nos espaços escolares, pois essas temáticas vão além da teoria, são pontos que fazem parte da vida e da dignidade das pessoas, situação que merece respeito, atenção e visibilidade nos mais diversos espaços sociais a fim de promover uma sociedade mais igualitária entre homens e mulheres. |
Keywords: | Gêneros (grupos sociais) Sexualidade Ciências do comportamento Estudo de caso |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Cerro Largo |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3576 |
Issue Date: | 29-Nov-2019 |
Appears in Collections: | Ciências Biológicas - Licenciatura |
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