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Type: Monografia
Título : Formação de preços na prestação de serviços de mecânica automotiva
Author: Dutra, Elaine Bukoski da Silveira
First advisor: Dall’Agnol, Roberto Mauro
Resume: A formação de preços está diretamente relacionada ao sucesso organizacional, considerando-se que é através das vendas que a empresa obtém recursos que devem ser suficientes para cobrir os gastos da empresa e retorno aos investidores. A precificação correta pode ser uma alavanca para a empresa crescer com lucratividade e competir no mercado. Tendo em vista a complexidade envolvida na formação de preços dos serviços, este trabalho tem como objetivo geral estruturar uma sequência de etapas para a formação de preço de venda em empresas prestadoras de serviços de mecânica automotiva. A pesquisa foi caracterizada como qualitativa, com fins descritivos. A coleta de dados foi realizada através de pesquisa bibliográfica, documental e um estudo de caso no qual foi proposto um roteiro para a formação do preço de venda dos serviços. Após a coleta dos dados o roteiro foi aplicado, seguindo a sequência das sete etapas sugeridas calculou-se o preço para as horas de serviços básicos e complexos, e ajustados após uma análise de mercado. Antes do estudo a empresa cobrava por serviço e não por hora trabalhada, ocorre que em muitas vezes a execução do serviço demorava mais do que o esperado e os preços permaneciam os mesmos. Percebe-se então que é possível a empresa trabalhar com os preços formados, uma vez que estão de acordo com o que já é praticado por seus concorrentes diretos, garantindo assim os objetivos estabelecidos pelos gestores, podendo contribuir em muito na gestão, tomadas de decisões, planejamento e controle.
Resumen : Pricing is directly related to organizational success, considering that it is through sales that the company obtains resources that should be sufficient to cover the company's expenses and return to investors. Correct pricing can be a lever for the company to grow profitably and compete in the marketplace. Given the complexity involved in the pricing of services, this work aims to structure a sequence of steps for the formation of sales price in automotive mechanics service companies. The research was characterized as qualitative, with descriptive purposes. Data collection was performed through bibliographic, documentary research and a case study in which a script was proposed for the formation of the sale price of the services. After data collection, the script was applied, following the sequence of the seven suggested steps, the price was calculated for the hours of basic and complex services, and adjusted after a market analysis. Before the study, the company charged for service and not hours worked, it often happens that the service took longer than expected and prices remained the same. It is then realized that it is possible for the company to work with the prices formed, since they are in accordance with what is already practiced by its direct competitors, thus ensuring the objectives set by managers, and can contribute greatly in management, decision making. , planning and control.
Palabras clave : Política de preço
Preço ao consumidor
Mecânica automotiva
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3584
Fecha de publicación : 2019
Aparece en las colecciones: Administração

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