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Tipo: Artigo Cientifico
Título: A alfabetização e o letramento na UFFS: anúncios, inovações e desafios
Título(s) alternativo(s): Literacy and lettering in UFFS: announcements, innovations and challenges
Autor(es): Pasini, Debora Bernardi
Bonad, Patrícia
Primeiro Orientador: Maraschin, Maria Lucia Marocco
Resumo: Este exercício de pesquisa, denominado Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, inerente ao Curso de Pedagogia da UFFS, responde ao seguinte problema: O que traduzem as produções acadêmicas de alfabetização e do letramento registradas como pesquisas do curso, exercícios de iniciação científica e as dissertações do programa de Mestrado em Educação da UFFS, em atenção aos desafios atuais propostos no cenário de inovação pedagógica? Tem como objetivo geral cartografar as produções acadêmicas caracterizadas como TCCs do curso de pedagogia e as dissertações do programa de mestrado em educação e que vêm dando destaque às temáticas e/ou problemáticas vinculadas à alfabetização e ao letramento, na interface com as inovações pedagógicas e/ou educacionais. Metodologicamente, trata-se de pesquisa de caráter bibliográfico, denominada “estado do conhecimento”, subsidiada pelos autores da área e pelo corpus de pesquisa, acervo registrado no repositório virtual da biblioteca desta instituição como produções acadêmicas decorrentes do curso de Pedagogia e do Programa de Mestrado em Educação – PPGEDU. Considerando que o Curso de Pedagogia iniciou suas atividades no 1º semestre de 2010, e os primeiros TCCs defendidos datam de 2014/1 e o PPGEDU teve sua primeira defesa que data 01 de junho de 2015, o corpus investigado constituiu-se de 14 TCCs e 08 dissertações. Se tratam de estudos atentos às especificidades da alfabetização e do letramento, os quais traduzem a inquietude institucional, de profissionais e de uma região que demanda atenção à singularidade dos sujeitos inseridos neste processo, atualmente aos seis anos de idade, em decorrência da Lei 11.274/2006. Quanto à perspectiva da inovação buscada. alguns indicadores apresentam-se como mudanças, outras perspectivas são sinalizadas como inovações. Neste processo, podem ser destacados: a formação inicial e continuada para ensinar a criança de seis anos, a prática de diagnósticos como ferramenta de identificação da diversidade e da heterogeneidade das crianças, as diferentes formas de agrupamento e organização na sala de aula, o reconhecimento da multiplicidade de linguagens; a inquietude das crianças ante as práticas e métodos de memorização e reprodução, sistematicamente identificadas pelos estudos.
Abstract/Resumen: This research exercise, named Final Paper (TCC in Portuguese), inherent to the UFFS Pedagogy Course, answers the following problem: What academic alphabetization and literacy productions recorded as course research, scientific initiation exercises and thesis of the Master's Program in Education of UFFS, minding the current challenges proposed in the pedagogical innovation scenario? Its general objective is to map the academic productions characterized as TCCs of the pedagogy course and thesis of the masters program in education and which have been highlighting the themes and/or problems related to literacy and literacy, in the interface with pedagogical innovations and/or educational. Methodologically, it is a bibliographic character research, denominated "state of knowledge", supported by the authors of the area and by the corpus of research, collection registered in the virtual repository of the library of this institution as academic productions deriving from the Pedagogy course and the Program of Master in Education - PPGEDU. Considering that the Pedagogy Course began its activities in the first semester of 2010, and the first TCCs defended date from 2014/1 and the PPGEDU had its first defense that dates from June 1, 2015, the corpus investigated consisted of 14 TCCs and 08 thesis. These studies are related to the specificities of alphabetization and literacy, which reflect the institutional restlessness of professionals and a region that demands attention to the singularity of the subjects inserted in this process, nowadays to their years of age, as a result of Law 11.274 / 2006. Regarding the perspective of the innovation sought some indicators are presented as changes, other perspectives are marked as innovations. In this process, the following can be highlighted: initial and continuing training to teach the sixyear-old child, diagnosis as a tool to identify children's diversity and heterogeneity, different forms of grouping and organization in the classroom, recognition of the multiplicity of languages; the children's concern about the practices and methods of memorization and reproduction systematically identified by the studies.
Palavras-chave: Formação de professores
Alfabetização
Letramento
Crianças
Pedagogia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3589
Data do documento: 2019
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