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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pereira, Thiago Ingrassia-
dc.contributor.referee1Pereira, Thiago Ingrassia-
dc.contributor.referee2Silva, Luís Fernando Santos Corrêa da-
dc.contributor.referee3Karpinski, Raquel-
dc.creatorBueno, Maikon-
dc.date2019-12-12-
dc.date.accessioned2020-03-19T18:11:00Z-
dc.date.available2020-03-19T18:11:00Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3618-
dc.description.resumoA cooperativa de crédito Sicredi, através do Fundo de Responsabilidade Social, criou e desenvolveu o Programa A União Faz a Vida com o intuito de fortificação dos valores cooperativos que, através de metodologia própria, busca uma educação cooperativa que integra a comunidade através da expedição investigativa, originando a pedagogia de projetos. Com o presente trabalho analisa-se o Programa A União Faz a Vida no que se refere ao exercício da educação cooperativa voltada para a formação continuada de educadores(as). Para fortificação da análise do programa, traço o caminho da construção da cidadania no Brasil e o seu longo atraso em relação a formatação da educação como um direito social, além disso, aponto o avanço do terceiro setor como uma rolha utilizada para “tampar” o furo do navio do Estado, trazendo suas características de construção e seus horizontes de interesses. Em relação ao Programa, é feito um levantamento de dados tendo por base os materiais pedagógicos disponibilizados pelo próprio programa, sendo, a partir disto, elaborada uma análise detalhada dos mesmos enquanto campo de expansão e de sua metodologia formativa continuada à educadores(as). Contrastando o resultado das análises para com a base teórico metodológica de teóricos da área da educação, correlaciona-se, através de método próprio elaborado neste trabalho, pela ação prática reflexiva: de cooperação e avaliação entre educadores; ação prática identitária: de processo de formação levando-se em conta a carga experiencial de vida do educador, e a ação prática emancipatória: o quanto o educador é instigado a pensar por si e ter autonomia para elaborar e escolher seu próprio conteúdo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2020-03-09T13:12:53Z No. of bitstreams: 1 BUENO.pdf: 1309468 bytes, checksum: 1db44ed58001d74d3c045e4459038a80 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-03-19T18:11:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BUENO.pdf: 1309468 bytes, checksum: 1db44ed58001d74d3c045e4459038a80 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação continuada do professorpt_BR
dc.subjectCooperativismopt_BR
dc.titleEducação, cooperação e cidadania na formação continuada de professores(as): o caso do programa A União Faz a Vidapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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