Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3618
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Thiago Ingrassia | - |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Thiago Ingrassia | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Luís Fernando Santos Corrêa da | - |
dc.contributor.referee3 | Karpinski, Raquel | - |
dc.creator | Bueno, Maikon | - |
dc.date | 2019-12-12 | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-19T18:11:00Z | - |
dc.date.available | 2020-03-19T18:11:00Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3618 | - |
dc.description.resumo | A cooperativa de crédito Sicredi, através do Fundo de Responsabilidade Social, criou e desenvolveu o Programa A União Faz a Vida com o intuito de fortificação dos valores cooperativos que, através de metodologia própria, busca uma educação cooperativa que integra a comunidade através da expedição investigativa, originando a pedagogia de projetos. Com o presente trabalho analisa-se o Programa A União Faz a Vida no que se refere ao exercício da educação cooperativa voltada para a formação continuada de educadores(as). Para fortificação da análise do programa, traço o caminho da construção da cidadania no Brasil e o seu longo atraso em relação a formatação da educação como um direito social, além disso, aponto o avanço do terceiro setor como uma rolha utilizada para “tampar” o furo do navio do Estado, trazendo suas características de construção e seus horizontes de interesses. Em relação ao Programa, é feito um levantamento de dados tendo por base os materiais pedagógicos disponibilizados pelo próprio programa, sendo, a partir disto, elaborada uma análise detalhada dos mesmos enquanto campo de expansão e de sua metodologia formativa continuada à educadores(as). Contrastando o resultado das análises para com a base teórico metodológica de teóricos da área da educação, correlaciona-se, através de método próprio elaborado neste trabalho, pela ação prática reflexiva: de cooperação e avaliação entre educadores; ação prática identitária: de processo de formação levando-se em conta a carga experiencial de vida do educador, e a ação prática emancipatória: o quanto o educador é instigado a pensar por si e ter autonomia para elaborar e escolher seu próprio conteúdo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2020-03-09T13:12:53Z No. of bitstreams: 1 BUENO.pdf: 1309468 bytes, checksum: 1db44ed58001d74d3c045e4459038a80 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-03-19T18:11:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BUENO.pdf: 1309468 bytes, checksum: 1db44ed58001d74d3c045e4459038a80 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-03-19T18:11:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BUENO.pdf: 1309468 bytes, checksum: 1db44ed58001d74d3c045e4459038a80 (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada do professor | pt_BR |
dc.subject | Cooperativismo | pt_BR |
dc.title | Educação, cooperação e cidadania na formação continuada de professores(as): o caso do programa A União Faz a Vida | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Sociais - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BUENO.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.