Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3618
Type: Monografia
Título : Educação, cooperação e cidadania na formação continuada de professores(as): o caso do programa A União Faz a Vida
Author: Bueno, Maikon
First advisor: Pereira, Thiago Ingrassia
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Thiago Ingrassia
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Luís Fernando Santos Corrêa da
metadata.dc.contributor.referee3: Karpinski, Raquel
Resume: A cooperativa de crédito Sicredi, através do Fundo de Responsabilidade Social, criou e desenvolveu o Programa A União Faz a Vida com o intuito de fortificação dos valores cooperativos que, através de metodologia própria, busca uma educação cooperativa que integra a comunidade através da expedição investigativa, originando a pedagogia de projetos. Com o presente trabalho analisa-se o Programa A União Faz a Vida no que se refere ao exercício da educação cooperativa voltada para a formação continuada de educadores(as). Para fortificação da análise do programa, traço o caminho da construção da cidadania no Brasil e o seu longo atraso em relação a formatação da educação como um direito social, além disso, aponto o avanço do terceiro setor como uma rolha utilizada para “tampar” o furo do navio do Estado, trazendo suas características de construção e seus horizontes de interesses. Em relação ao Programa, é feito um levantamento de dados tendo por base os materiais pedagógicos disponibilizados pelo próprio programa, sendo, a partir disto, elaborada uma análise detalhada dos mesmos enquanto campo de expansão e de sua metodologia formativa continuada à educadores(as). Contrastando o resultado das análises para com a base teórico metodológica de teóricos da área da educação, correlaciona-se, através de método próprio elaborado neste trabalho, pela ação prática reflexiva: de cooperação e avaliação entre educadores; ação prática identitária: de processo de formação levando-se em conta a carga experiencial de vida do educador, e a ação prática emancipatória: o quanto o educador é instigado a pensar por si e ter autonomia para elaborar e escolher seu próprio conteúdo.
Palabras clave : Educação
Formação continuada do professor
Cooperativismo
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3618
Fecha de publicación : 2019
Aparece en las colecciones: Ciências Sociais - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BUENO.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.