Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3648
Type: Dissertação
Title: Formação inicial de professores no curso de Pedagogia e a utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação
Author: Sperandio, Paula
First advisor: Scheffer, Nilce Fátima
Resume: O presente estudo tem como tema de investigação a formação inicial de professores nos Cursos de Pedagogia em duas universidades do município de Erechim-RS, no que se refere ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o desenvolvimento de práticas pedagógicas. O objetivo que fundamenta o estudo é investigar e identificar de que forma as TIC estão inseridas nos Cursos de Pedagogia, modalidade presencial, dessas universidades, tendo em vista o desenvolvimento de práticas pedagógicas na Educação Básica e a apresentação de uma proposta aos cursos participantes da pesquisa, com a sugestão de objetos educacionais gratuitos que contribuam para a integração do uso de tecnologias em consonância com o currículo escolar da Educação Básica. A metodologia se volta a um estudo qualitativo que tem por instrumentos de coleta de dados questionário e entrevista estruturada, com a devida análise dos Projetos Pedagógicos e da grade curricular dos referidos cursos superiores. Os sujeitos que participam da amostra são acadêmicos do último semestre dos Cursos de Pedagogia, os coordenadores e os professores que ministram componentes curriculares relacionados às TIC. A organização e análise dos dados ocorre a partir de categorias de conteúdo, obedecendo a três fases: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, inferência e interpretação pautada na revisão teórica, tendo por base os pressupostos de autores como Pimenta (2012), Libâneo (2015), Scheffer (2017), Candau (2012), Kenski (2012b e a, 2013), Scheffer, Comachio e Cenci (2018), Veiga (2012), entre outros. A partir desta pesquisa, torna-se possível diagnosticar a utilização de TIC na formação inicial de professores dos Cursos de Pedagogia, tanto no que se refere aos seus documentos norteadores quanto nas práticas realizadas, a fim de apresentar o potencial das TIC aos futuros professores que atuarão na Educação Básica. Tendo como base os resultados alcançados, verifica-se que os documentos analisados abordam de maneira superficial a utilização de TIC na formação de professores, restringindo-se quase que exclusivamente as ementas das disciplinas diretamente ligadas a elas, o que é reafirmado nas falas de todos os segmentos pesquisados no que se refere a prática. Assim, na perspectiva de contribuir com os cursos pesquisados, no vislumbre de possibilidades de integração das TIC ao currículo da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, apresenta-se uma proposta para utilização de objetos educacionais gratuitos que contribuam para o estímulo e integração do uso de tecnologias em consonância com o currículo escolar da Educação Básica, produto final desta pesquisa.
Abstract: The present study has as main theme the investigation of the initial formation of teachers in Pedagogy courses in two universities in the municipality of Erechim-RS, with regard to the use of Information and Communication Technologies (ICT) for the development of pedagogical practices. The objective which grounds the study is to investigate and identify the forms in which the ICT is inserted in the Pedagogy courses of these universities, taking into account the development of pedagogical practices in Basic Education and the presentation of a proposal to the courses participating in the research, with the suggestion of free educational objects which contribute to the integration of technology use in line with the school curriculum of Basic Education. The methodology is a qualitative study which has as instruments data collection and structured interview, with due analysis of the Pedagogical Projects and the Curricular Grid of the above mentioned courses. The subjects who took part in the interview are last semester Pedagogy course students, the coordinators and the teachers who teach ICT-related curricular components. The organization and data analysis occurs from content categories, obeying to three phases: pre-analysis, exploration of material and treatment of results, inference and interpretation based on theoretical review, based on assumptions of authors such as Pimenta (2012), Libâneo (2015), Scheffer (2017), Candau (2012), Kenski (2012b e a, 2013), Scheffer, Comachio e Cenci (2018), Veiga (2012), among others. From this research, it is possible to diagnosis the utilization of ICT in the initial formation of teachers in the Pedagogy course, both in terms of its guiding documents and in the practices carried out, in order to present the ICT potential to future teachers that will act in Basic Education. Based on the results achieved, it is verified that the analyzed documents superficially approach the use of ICT in the formation of teachers, restricting almost exclusively the menus of the disciplines directly related to them, which is reaffirmed in the speeches of all researched segments regarding the practice. Therefore, from the perspective of contributing to the researched courses, in the glance of possibilities of integrating ICT into the curriculum of Early Childhood Education and Early Years, a proposal to utilize free educational objects that contribute to the stimulus of technology aligned with Basic Education curriculum is proposed, final product of this study.
Keywords: Pedagogia
Formação de professores
Tecnologia
Informação
Comunicação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3648
Issue Date: 2019
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SPERANDIO.pdf3,81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.