Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3660
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Souza, Flávia Burdzinski de | - |
dc.contributor.referee1 | Souza, Flávia Burdzinski de | - |
dc.contributor.referee2 | Junqueira Filho, Gabriel de Andrade | - |
dc.contributor.referee3 | Irgang, Silvania Regina Pellenz | - |
dc.creator | Mouras, Kamila de | - |
dc.date | 2019-12-10 | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-20T18:23:23Z | - |
dc.date.available | 2020-03-20T18:23:23Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3660 | - |
dc.description.resumo | No cenário atual, apesar de muitas instituições resistirem as mudanças e optarem por ofertar um ensino “tradicional”, baseado em uma concepção empirista de educação, a própria sociedade com suas transformações, encarrega-se de mostrar que, esse ensino não é mais conveniente com as características das crianças e adolescentes do século XXI. Dessa forma, tendo como certeza que a Educação Infantil é uma etapa importante na vida da criança, buscou-se com orelhas verdes, olhar atento e espírito investigativo trilhar um caminho repleto de interrogações e descobertas em torno do tema Protagonismo Compartilhado, usando as narrativas das crianças de quatro e cinco anos, de uma turma de nível II e de uma professora do colégio Marista Medianeira, da cidade de Erechim-RS. O problema que originou a pesquisa foi “Como o Protagonismo Compartilhado vem sendo exercido com crianças de 4 e 5 anos no Colégio Marista Medianeira no município de Erechim-RS, no respeito a Pedagogia da Infância?” Assim, o presente trabalho tem como objetivo investigar e refletir como o Protagonismo Compartilhado contribui para a Pedagogia da Infância, por meio da realização de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com uso de pesquisa bibliográfica, documental e com crianças. Os aportes teóricos se baseiam em pesquisadores da área da Educação que discutem a importância de reconhecer a criança como sujeito de direitos; o trabalho com projetos; a Pedagogia da Infância; a Pedagogia da Pergunta; e o Protagonismo compartilhado, como Hernandéz (1998, 2000); Meirieu (1998) Barbosa (2010); Junqueira Filho (2003; 2006; 2014); Gaulke(2013); Cruz (2008); Formosinho (2007); Rinaldi (2012), entre outros. As reflexões empíricas dessa pesquisa tiveram como fio condutor o Protagonismo Compartilhado entre crianças, docentes e conhecimento, para isso a produção de dados foi feita através da observação, com uso de fotografias e narrativas do cotidiano escolar das crianças e da professora durante o desenvolvimento do Projeto Arangoteia, sabendo que todos tem algo a dizer, usei da pesquisa-ação envolvendo a pesquisadora como observadora participante e a Docente da turma observada, de modo cooperativo, na reflexão sobre a sua prática junto às crianças. Os dados produzidos foram analisados por meio de proposições: Para o protagonismo compartilhado acontecer é preciso acolher com as antenas, ou seja, escutar as crianças em toda a sua essência; A partir do desenvolvimento dos projetos de trabalhos, crianças e professora dão vida ao protagonismo compartilhado; A professora como protagonista e promotora de experiências de aprendizagem. Por meio das discussões apresentada no decorrer do trabalho, é possível afirmar que uma Pedagogia da Infância acontece quando o professor se reconhece como Protagonista e por meio da Escuta sensível possibilita que as crianças sejam consideradas, ouvidas e reconhecidas enquanto sujeitos históricos, de direitos e sociais. Nesse caminho os projetos de trabalho/investigação podem se tornar estratégias pedagógicas para acolher as crianças e efetivar uma Pedagogia da Pergunta e da Escuta na escola da infância. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2020-03-06T13:34:10Z No. of bitstreams: 1 MOURAS.pdf: 28744205 bytes, checksum: be1c428b007094259235725ef7f848b9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-03-20T18:23:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MOURAS.pdf: 28744205 bytes, checksum: be1c428b007094259235725ef7f848b9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-03-20T18:23:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MOURAS.pdf: 28744205 bytes, checksum: be1c428b007094259235725ef7f848b9 (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Cotidiano escolar | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Protagonismo compartilhado e suas contribuições para a pedagogia da infância | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MOURAS.pdf | 28.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.