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Type: Monografia
Título : Protagonismo compartilhado e suas contribuições para a pedagogia da infância
Author: Mouras, Kamila de
First advisor: Souza, Flávia Burdzinski de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Flávia Burdzinski de
metadata.dc.contributor.referee2: Junqueira Filho, Gabriel de Andrade
metadata.dc.contributor.referee3: Irgang, Silvania Regina Pellenz
Resume: No cenário atual, apesar de muitas instituições resistirem as mudanças e optarem por ofertar um ensino “tradicional”, baseado em uma concepção empirista de educação, a própria sociedade com suas transformações, encarrega-se de mostrar que, esse ensino não é mais conveniente com as características das crianças e adolescentes do século XXI. Dessa forma, tendo como certeza que a Educação Infantil é uma etapa importante na vida da criança, buscou-se com orelhas verdes, olhar atento e espírito investigativo trilhar um caminho repleto de interrogações e descobertas em torno do tema Protagonismo Compartilhado, usando as narrativas das crianças de quatro e cinco anos, de uma turma de nível II e de uma professora do colégio Marista Medianeira, da cidade de Erechim-RS. O problema que originou a pesquisa foi “Como o Protagonismo Compartilhado vem sendo exercido com crianças de 4 e 5 anos no Colégio Marista Medianeira no município de Erechim-RS, no respeito a Pedagogia da Infância?” Assim, o presente trabalho tem como objetivo investigar e refletir como o Protagonismo Compartilhado contribui para a Pedagogia da Infância, por meio da realização de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com uso de pesquisa bibliográfica, documental e com crianças. Os aportes teóricos se baseiam em pesquisadores da área da Educação que discutem a importância de reconhecer a criança como sujeito de direitos; o trabalho com projetos; a Pedagogia da Infância; a Pedagogia da Pergunta; e o Protagonismo compartilhado, como Hernandéz (1998, 2000); Meirieu (1998) Barbosa (2010); Junqueira Filho (2003; 2006; 2014); Gaulke(2013); Cruz (2008); Formosinho (2007); Rinaldi (2012), entre outros. As reflexões empíricas dessa pesquisa tiveram como fio condutor o Protagonismo Compartilhado entre crianças, docentes e conhecimento, para isso a produção de dados foi feita através da observação, com uso de fotografias e narrativas do cotidiano escolar das crianças e da professora durante o desenvolvimento do Projeto Arangoteia, sabendo que todos tem algo a dizer, usei da pesquisa-ação envolvendo a pesquisadora como observadora participante e a Docente da turma observada, de modo cooperativo, na reflexão sobre a sua prática junto às crianças. Os dados produzidos foram analisados por meio de proposições: Para o protagonismo compartilhado acontecer é preciso acolher com as antenas, ou seja, escutar as crianças em toda a sua essência; A partir do desenvolvimento dos projetos de trabalhos, crianças e professora dão vida ao protagonismo compartilhado; A professora como protagonista e promotora de experiências de aprendizagem. Por meio das discussões apresentada no decorrer do trabalho, é possível afirmar que uma Pedagogia da Infância acontece quando o professor se reconhece como Protagonista e por meio da Escuta sensível possibilita que as crianças sejam consideradas, ouvidas e reconhecidas enquanto sujeitos históricos, de direitos e sociais. Nesse caminho os projetos de trabalho/investigação podem se tornar estratégias pedagógicas para acolher as crianças e efetivar uma Pedagogia da Pergunta e da Escuta na escola da infância.
Palabras clave : Pedagogia
Educação Infantil
Cotidiano escolar
Aprendizagem
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3660
Fecha de publicación : 2019
Aparece en las colecciones: Pedagogia

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