Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3661
Type: Monografia
Título : Educar e cuidar no cotidiano da creche: memórias (auto) biográficas sobre o estágio na Educação Infantil
Author: Estreito, Milena Moraes do
First advisor: Souza, Flávia Burdzinski de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Flávia Burdzinski de
metadata.dc.contributor.referee2: Rodrigues, Juliana Beatriz Machado
metadata.dc.contributor.referee3: Loss, Adriana Salete
Resume: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve sua construção desenvolvida sobre a temática “Memórias (auto) biográficas a respeito do estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil: reflexões sobre a indissociabilidade entre educar e cuidar no cotidiano da creche”. O tema surgiu por meio das reflexões construídas durante e após o Estágio Curricular Supervisionada em Educação Infantil, realizado no oitavo semestre do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS, campus Erechim-RS. Tal estudo tem como problemáticas de pesquisa: “O que significa educar e cuidar na Educação Infantil? Como se efetiva a educação e o cuidado dentro das ações pedagógicas da creche?”. Busca-se por meio deste trabalho investigar de que maneira os conceitos de cuidar e educar estão sendo desenvolvidos de modo indissociável no cotidiano da creche com os bebês e as crianças bem pequenas. Para atingir o objetivo proposto, foram utilizados como caminho metodológicos uma abordagem qualitativa, com o uso de pesquisa bibliográfica, documental, de campo e (auto) biográfica, envolvendo assim o educar e cuidar na creche em todos os seus âmbitos tanto em estudos teóricos desenvolvidos por pesquisadores, quanto em ações pedagógicas realizadas no cotidianas da creche. Dessa forma, este estudo se estrutura em quatro capítulos. O primeiro apresenta a metodologia utilizada para desenvolver a pesquisa. O segundo capítulo teoriza sobre a Educação Infantil no Brasil, seu percurso histórico, princípios, leis e normativas. No terceiro capítulo buscou-se investigar os conceitos de educar e cuidar, apresentando o percurso histórico e seus processos indissociáveis na creche. Nesse capítulo também se realizou averiguação dos trabalhos que já foram realizados sobre este mesmo tema no âmbito da Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações. O quarto capítulo desenvolve a reflexão dos dados produzidos, refletindo sobre as atuações no Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil, assim como traçando um paralelo com as referências encontradas na pesquisa bibliográfica e no estado de conhecimento. Por fim os resultados pertinentes da pesquisa possibilitaram compreender que, educar e cuidar não podem ser concebidos separadamente, muito pelo contrário são indissociáveis. Educar e cuidar estão implícitos em todas as ações do cotidiano da creche, sendo parte fundamental dos planejamentos dos professores aliado aos acolhimentos, ao reconhecimento das crianças como sujeitos históricos e de direitos, a organização de espaços e previsão de tempos (estendidos) para viver a jornada escolar.
Palabras clave : Educação Infantil
Creches
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3661
Fecha de publicación : 2019
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ESTREITO.pdf4,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.