Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3665
Type: Monografia
Title: O RPG na educação: a constituição de processos educativos por meio da criatividade e interdisciplinaridade
Author: Pietski, Carolina Stefania
First advisor: Guedes, Anibal Lopes
metadata.dc.contributor.referee1: Guedes, Anibal Lopes
metadata.dc.contributor.referee2: Loss, Adriana Salete
metadata.dc.contributor.referee3: Guedes, Fernanda Lopes
Resume: A crescente necessidade de atualização das metodologias utilizadas em sala de aula traz à luz algumas alternativas viáveis de serem empregadas como possibilidades educativas. Como problemas a serem respondidos durante o desenvolvimento do trabalho têm-se as perguntas: Como o RPG pode contribuir no processo de ensino e de aprendizagem de crianças pertencentes às séries iniciais? O RPG é uma alternativa aos processos de aprendizagem de crianças? Quais são as contribuições do RPG para o pensamento inventivo e imaginativo das crianças? Além disso, o objetivo deste trabalho é desenvolver um roleplaying game, conhecido como RPG, com quatro crianças de seis a oito anos de idade, pertencentes aos Anos Iniciais, para que se pudesse verificar como usar o jogo em sala de aula, envolvendo a interdisciplinaridade, a criatividade e acrescentando a ele meios tecnológicos para demonstrar como é possível utilizar a tecnologia em favor da educação. Por meio do método de pesquisa cartográfico, primeiramente uma entrevista foi realizada com as crianças, para verificação de suas preferências de jogos e histórias, para depois ser realizado o planejamento do RPG a ser desenvolvido, além de um levantamento bibliográfico sobre a temática. O encontro com as crianças promoveu um experimento quanto à jogabilidade do RPG enquanto possibilidade educativa. Com base nos resultados, analisados por meio da análise textual discursiva, o jogo demonstrou ser uma forma válida de levar o pensamento inventivo e imaginativo à sala de aula, bem como um auxiliador valioso aos processos de ensino e de aprendizagem das crianças de Anos Iniciais.
Abstract: The growing need for updating the methodologies used in the classroom brings to light some viable alternatives to be used as educational possibilities. How problems are answered during the development of the work, according to the questions: How can RPG contribute to the teaching and learning process of children associated with early grades? Is role playing game an alternative to children’s learning processes? What are RPG’s contributions to children’s inventive and imaginative thinking? In addition, the objective of this work was do develop a roleplaying game, known as RPG, with four children from six to eight years old, belonging to the early grades, so that we could verify how to use the game in classroom, involving interdiplinarity, creativity and adding to it technological means to demonstrate how technology can be uses for education. Through the cartographic research method, an interview was conduced with the children, to verify their preferences of games and stories, and then the planning of the RPG to be developed, as well as a bibliographic survey of the researcher on the subject. The meeting with the children promoted an experiment on the gameplay of RPG as an educational possibility. Based on the results, analyzed through discursive text analysis, the game has proven to be a valid way of bringing inventive and imaginative thinking into the classroom, as well as a valuable helper to the learning process, contributing to the teaching and learning processes of the early ears’ children.
Keywords: Jogos educativos
Criatividade
Interdisciplinaridade
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3665
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PIETSKI.pdf3.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.