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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Santin, Mônica-
dc.contributor.referee1Santin, Mônica-
dc.contributor.referee2Duarte, Lisiane Aparecida-
dc.contributor.referee3Irgang, Silvania Regina Pellenz-
dc.creatorHummes, Jenifer Luísa-
dc.date2019-12-06-
dc.date.accessioned2020-03-20T19:01:17Z-
dc.date.available2020-03-20T19:01:17Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3669-
dc.description.resumoA presente pesquisa faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS. O trabalho consiste em uma reflexão sobre as experiências de aprendizagem que podem surgir de diferentes maneiras. Nesse sentido, partindo-se da problemática, “quais são os significados teóricos e práticos encontrados nas narrativas das docentes da Educação Infantil, da rede Municipal de Poço das Antas, vislumbram em suas práticas pedagógicas, no que tange a experiência de aprendizagem mediadas pelas brincadeiras”. Objetivou-se analisar os significados das práticas docentes, principalmente, os impressos em sua formação inicial e nos planejamentos pedagógicos; discutir os conceitos teóricos e práticos sobre o contexto do brincar na infância, a partir das compreensões docentes; averiguar os conceitos teóricos e práticos sobre a experiência de aprendizagem na Educação Infantil. Para concretização do estudo usou-se uma abordagem qualitativa, com cunho bibliográfico, aliado ao método das narrativas de formação. A coleta de dados foi realizada com quatro docentes da rede Municipal de Educação Infantil do Município de Poço das Antas as quais foram analisados em consonância de conceitos presentes na revisão bibliográfica. Os estudos apontam a importância do reconhecimento e aceitação de suas histórias que compõem sua identidade profissional, o papel do professor como mediador que, através do planejamento, oferta o brincar dentro e fora da sala de aula. Planejamentos esses que são flexíveis e levam em consideração os desejos das crianças, para assim se aproximar da infância. Já em relação às experiências de aprendizagens, considera-se que não se possui um entendimento conceitual claro referente às mesmas, causando consequentemente práticas subjetivas em relação às experiências de aprendizagens.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2020-03-05T12:31:44Z No. of bitstreams: 1 HUMMES.pdf: 1096009 bytes, checksum: bcbea30108eff8e3faedabd6962bb79f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-03-20T19:01:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 HUMMES.pdf: 1096009 bytes, checksum: bcbea30108eff8e3faedabd6962bb79f (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectRecreaçãopt_BR
dc.titleExperiências de aprendizagem na Educação Infantil: planejamento e o brincarpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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