Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/367
Tipo: Monografia
Título: Compreensões do conhecimento de professor ligadas as tecnologias da informação e comunicação no ensino de ciências e biologia
Autor(es): Gottardo, Lais
Primeiro Orientador: Bervian, Paula Vanessa
Primeiro membro da banca: Gullich, Roque Ismael da Costa
Segundo membro da banca: Santos, Rosemar Ayres dos
Resumo: Novas tecnologias são apresentadas ao professor e ao aluno periodicamente o que contribui para que a sala de aula se transforme em um espaço de aprendizado tecnológico. Este trabalho buscou apresentar os resultados de uma pesquisa qualitativa e documental que investigou as compreensões do conhecimento de professor sobre as tecnologias da informação e comunicação (TIC) no Ensino de Ciências e Biologia. Para a análise foram selecionados trabalhos publicados nas Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação nas Ciências (ENPEC) nas edições que abrangem os anos de 2005 a 2015, destes foram selecionados aqueles que buscavam apresentar processos pedagógicos oriundos de experiências em sala de aula, a seleção ocorreu por meio das palavras-chave: tecnologias, ensino de ciências, ensino de biologia para os trabalhos das edições 2005 e 2007, a partir do ano de 2007 a seleção foi realizada na categoria Tecnologias da Informação e Comunicação, pois esta área temática apresenta todos os trabalhos desenvolvidos a partir das TIC. Para a análise utilizamos como referencial teórico o modelo TPACK, buscando elencar as compreensões presentes nos trabalhos em uma das interseções deste modelo: TCK (Conhecimento de conteúdo tecnológico), TPK (Conhecimento pedagógico tecnológico). TK (Conhecimento tecnológico) ou TPACK (Conhecimento pedagógico de conteúdo tecnológico). Dentre os 52 trabalhos encontrados, 28 se relacionavam com o foco da pesquisa. Os resultados obtidos mostram que predomina nos trabalhos o conhecimento TPACK (14), ou seja, a integração entre o conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo, seguidos pelos conhecimentos TK (6), TCK (4) e o TPK (2), ainda dois (2) dos trabalhos não se aplicam a nenhuma categoria. O TPACK integra os três conhecimentos considerados necessários para um ensino qualificado com o uso das TIC, na análise evidenciamos que se sobressai em relação aos trabalhos selecionados o TPACK, o que pode ser considerado um aspecto significativo na relação de ensino e aprendizagem, no trabalho do professor e na qualidade do ensino de Ciências e Biologia.
Abstract/Resumen: New technologies are presented to teacher and to the student periodically what contributes for the classroom if turn into a space including technological learning. This study sought present the results of a qualitative research and documentary that investigated the understandings of teacher knowledge about information and communication technologies (TIC) In Science and Biology Teaching. Para the analysis were selected works published in Minutes of the Meeting National Education Research in the Sciences (ENPEC) in that span the years of 2005 a 2015, These were selected those that sought to introduce educational processes from experiences in the classroom, the selection took place through the keywords: technologies, science teaching, Biology teaching for the works of the editions 2005 e 2007, from the year of 2007 the selection was carried out in the category Information and communication technologies, Since this subject area displays all projects developed from the TIC.For the analysis we use as theoretical model TPACK, seeking to list the understandings present in the work at one of the intersections of this model: TCK (Technological knowledge of content), TPK (Technological pedagogical knowledge). TK (Technological knowledge) ou TPACK (Technological pedagogical content knowledge). Among the 52 jobs found, 28 related to the focus of the research. The results obtained show that predominates in the knowledge TPACK (14), that is, the integration between technological knowledge, pedagogy and content, followed by knowledge TK (6), TCK (4) e o TPK (2), still two(2) of the work do not apply to any category. The TPACK integrates the three knowledge considered necessary for a qualified education with the use of TIC, the analysis showed that excels in relation to selected works the TPACK, What can be considered a significant aspect in the relationship of teaching and learning, in the work of the teacher and the quality of teaching science and biology. Keywords: Integration. Teaching and learning. TPACK. TIC. Biological Sciences.
Palavras-chave: Didática
Sala de aula
Ensino de ciências
Métodos de ensino
Ensino e aprendizagem
Ensino de biologia
Encontro Nacional de Pesquisa em Educação nas Ciências
Ciências biológicas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/367
Data do documento: 28-Nov-2016
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GOTTARDO.pdf548,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.