Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3670
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Santin, Mônica-
dc.contributor.referee1Santin, Mônica-
dc.contributor.referee2Irgang, Silvania Regina Pellenz-
dc.contributor.referee3Poletto, Mirian Eugênia Meneguello-
dc.creatorZabot, Maiara Helena-
dc.date2019-12-06-
dc.date.accessioned2020-03-20T19:02:39Z-
dc.date.available2020-03-20T19:02:39Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3670-
dc.description.resumoA presente pesquisa propõe uma reflexão sobre a temática da Educação Infantil em turno integral. O estudo emerge da problemática que investiga as possibilidades e significados educativos que a Pedagogia de Projetos propicia para o enfrentamento dos problemas educativos no Turno Integral da Educação Infantil da rede pública, historicamente caracterizado pelo assistencialismo e cunho compensatório. Desta forma, os objetivos específicos foram pautados por historicizar as práticas educativas na rede pública da Educação Infantil; periodizar as características educativas oriundas da história da estruturação do Turno Integral da Educação Infantil, a partir do período da Revolução Industrial, nos modelos educativos atuais para crianças, e; analisar sobre as possibilidades emergentes da proposta metodológica nomeada como pedagogia de projetos, frente as práticas realizadas nas escolas investigadas. Para tanto, a pesquisa foi caracterizada pela abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, aliada ao método de narrativas de formação. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas, com narrativas de cinco gestores de quatro escolas de Educação Infantil da rede pública do município de Erechim que atendem crianças em turno integral. Portanto, tem-se como considerações finais que as características constituídas historicamente da Educação Infantil de Turno Integral ainda encontram-se presentes no contexto das escolas investigadas da atualidade, e nessa perspectiva é preciso repensar sobre as possibilidades que a metodologia Pedagogia de Projetos possui, em vista de romper com essas características.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2020-03-05T12:03:07Z No. of bitstreams: 1 ZABOT.pdf: 1094223 bytes, checksum: 61146a0be6cbaa53061376cc7a3e30b6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-03-20T19:02:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ZABOT.pdf: 1094223 bytes, checksum: 61146a0be6cbaa53061376cc7a3e30b6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-20T19:02:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ZABOT.pdf: 1094223 bytes, checksum: 61146a0be6cbaa53061376cc7a3e30b6 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.titleEscola infantil em turno integral: uma pesquisa na rede municipal de Educação Infantil de Erechimpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ZABOT.pdf1,07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.