Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3670
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santin, Mônica | - |
dc.contributor.referee1 | Santin, Mônica | - |
dc.contributor.referee2 | Irgang, Silvania Regina Pellenz | - |
dc.contributor.referee3 | Poletto, Mirian Eugênia Meneguello | - |
dc.creator | Zabot, Maiara Helena | - |
dc.date | 2019-12-06 | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-20T19:02:39Z | - |
dc.date.available | 2020-03-20T19:02:39Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3670 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa propõe uma reflexão sobre a temática da Educação Infantil em turno integral. O estudo emerge da problemática que investiga as possibilidades e significados educativos que a Pedagogia de Projetos propicia para o enfrentamento dos problemas educativos no Turno Integral da Educação Infantil da rede pública, historicamente caracterizado pelo assistencialismo e cunho compensatório. Desta forma, os objetivos específicos foram pautados por historicizar as práticas educativas na rede pública da Educação Infantil; periodizar as características educativas oriundas da história da estruturação do Turno Integral da Educação Infantil, a partir do período da Revolução Industrial, nos modelos educativos atuais para crianças, e; analisar sobre as possibilidades emergentes da proposta metodológica nomeada como pedagogia de projetos, frente as práticas realizadas nas escolas investigadas. Para tanto, a pesquisa foi caracterizada pela abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, aliada ao método de narrativas de formação. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas, com narrativas de cinco gestores de quatro escolas de Educação Infantil da rede pública do município de Erechim que atendem crianças em turno integral. Portanto, tem-se como considerações finais que as características constituídas historicamente da Educação Infantil de Turno Integral ainda encontram-se presentes no contexto das escolas investigadas da atualidade, e nessa perspectiva é preciso repensar sobre as possibilidades que a metodologia Pedagogia de Projetos possui, em vista de romper com essas características. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2020-03-05T12:03:07Z No. of bitstreams: 1 ZABOT.pdf: 1094223 bytes, checksum: 61146a0be6cbaa53061376cc7a3e30b6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2020-03-20T19:02:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ZABOT.pdf: 1094223 bytes, checksum: 61146a0be6cbaa53061376cc7a3e30b6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-03-20T19:02:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ZABOT.pdf: 1094223 bytes, checksum: 61146a0be6cbaa53061376cc7a3e30b6 (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.title | Escola infantil em turno integral: uma pesquisa na rede municipal de Educação Infantil de Erechim | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.