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Tipo: Monografia
Título: Musicalidade e crianças: uma dupla que faz sucesso na Educação Infantil
Autor(es): Mizevski, Andressa
Primeiro Orientador: Guedes, Anibal Lopes
Primeiro membro da banca: Guedes, Aníbal Lopes
Segundo membro da banca: Sartori, Jerônimo
Terceiro membro da banca: Guedes, Fernanda Lopes
Resumo: A presente pesquisa tem por objeto de estudo a temática “Musicalidade e crianças: uma dupla que faz sucesso na Educação Infantil”. Busca-se por meio deste trabalho, compreender como a musicalidade é desenvolvida pelos docentes no contexto escolar de Educação Infantil, se há intencionalidade nas práticas docentes, e se a musicalidade faz parte do planejamento destes. Buscou-se com este trabalho, verificar a importância da música na Educação Infantil, ressaltando esta como uma ferramenta de aprendizagem. Em seguida analisou-se as respostas das pessoas entrevistadas, por fim, elencou-se atividades musicais, valorizando que não há materiais específicos para trabalhar música. Como embasamento teórico utilizou-se os autores Rosa (1990), Jeandot (1990), Schafer (2011), Zagonel (2012), entre outros que contribuíram para a construção de conhecimentos relativos a área de pesquisa. Este estudo assume a abordagem qualitativa, com princípio de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A música pode ser considerada uma linguagem universal, estando presente em todas as culturas, por mais distintas que estas sejam. Esta não se resume, em apenas um amontoado de notas, de melodias, mas um facilitador do desenvolvimento integral dos indivíduos. Auxilia no desenvolvimento da escuta sensível, do ser observador, no ritmo, na fala, etc. Embora a maioria dos docentes saibam que a musicalidade é algo primordial, ainda mais na Educação Infantil, nota-se, por meio da análise de dados, que muitos docentes desenvolvem um desempenho abaixo das expectativas, contudo, compreendem que a musicalização é um processo de construção do conhecimento. Constatou-se a partir do trabalho que dentre os desafios implicados no ensino da música, bem como com o desenvolvimento da musicalidade, mesmo com a obrigatoriedade a partir do ano de 2008 (conforme a Lei nº 11.769/08), não está sendo desenvolvida de modo satisfatório. Muitas vezes, a musicalidade é voltada para momentos de rotina, de ordem e, principalmente, para acalmar as crianças. Contudo, mesmo sendo uma longa caminhada até o objetivo final, que é oportunizar o desenvolvimento da musicalidade nas crianças, percebe-se que os docentes, bem como a instituição de ensino, escolhida como campo empírico, encontram-se mobilizados para aprimorarem e desenvolverem práticas envolvendo o contexto da musicalidade.
Abstract/Resumen: This research aims to study the theme “Musicality and children: a duo that is successful in early childhood education. This paper seeks to understand how musicality is developed by teachers in the preschool context, whether there is intentionality in teaching practices, and whether musicality is part of their planning. This work aimed to verify the importance of music in early childhood education, emphasizing it as a learning tool. Then, the responses of the people interviewed were analyzed, and finally, it was listed musical activities, emphasizing that there are no specific materials to work music. The theoretical basis was the authors Rosa (1990), Jeandot (1990), Schafer (2011), Zagonel (2012), among others who contributed to the construction of knowledge related to the research area. This study assumes the qualitative approach, with the principle of bibliographic, documentary and field research. Music can be considered a universal language, being present in all cultures, however distinct they may be. This is not just a jumble of melodies, but a facilitator of the integral development of individuals. Helps in the development of sensitive listening, observant being, rhythm, speech, etc. Although most teachers know that musicianship is paramount, especially in kindergarten, it is noted through data analysis that many teachers perform below expectations, but understand that musicalization is a process of construction. of knowledge. It was found from the work that among the challenges involved in the teaching of music, as well as the development of musicality, even with the obligation from 2008 (according to Law No. 11,769 / 08), is not being developed from satisfactory way. Often, musicianship is geared to routine, orderly, and especially to calm children. However, even though it is a long way to reach the final goal, which is to provide opportunities for the development of musicality in children, it is clear that teachers, as well as the educational institution, chosen as an empirical field, are mobilized to improve and develop practices. involving the context of musicality.
Palavras-chave: Educação Infantil
Música
Formação continuada de professores
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3673
Data do documento: 2019
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