Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3680
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Imaginação e criação na educação da infância: um olhar a partir da perspectiva histórico-cultural de desenvolvimento humano
Título(s) alternativo(s): Imagination and creation in childhood education: a look from the historical-cultural perspective of human development
Autor(es): Carasek, Cláudia Terezinha
Primeiro Orientador: Alves, Solange Maria
Resumo: O texto em tela é resultado de estudos e aprofundamentos realizados em torno do tema da arte, imaginação e criação na infância nas bases da teoria histórico-cultural de desenvolvimento humano, orientado, portanto, pelo objetivo de compreender, no escopo dessa teoria, os processos imaginários e criativos da criança nos anos iniciais da educação escolar. Em termos metodológicos, este trabalho se efetivou por meio de pesquisa bibliográfica e de acordo com a estratégia da revisão integrativa, perseguindo elementos de diálogo nas obras: A Imaginação e a arte na infância, Psicologia pedagógica e Formação Social da Mente de Lev Vigotski. E, dentro dos parâmetros da temática e da base teórica, apoiou-se fundamentalmente nos estudos Angel Pino, Andrea Zanella, Adriana Maria Caram, Newton Duarte, Mariana de Cássia Assumpção e Lívia Pozza. As seguintes questões orientaram as análises: A partir de que momento a criança analisa o mundo ao seu redor, o interpreta, expressa e cria? Como a escola, enquanto principal meio de acesso aos conhecimentos organizados, pode contribuir para o desenvolvimento do imaginário criativo da criança, fazendo disso ferramenta de desenvolvimento humano? A partir destes questionamentos e análise das obras, buscou-se extrair as possíveis contribuições para o desenvolvimento humano, em especial as crianças nos anos iniciais da educação escolar.
Abstract/Resumen: The text in the screen is the result of deep studies made by the subject of art, imagination and creation in childhood in bases on Theory Cultural-Historical of human developing, oriented, therefore, by the objective of understanding, in the scope of this theory, the imaginary and creative processes of a child in their first-age of education at school. In methodological terms, this job efectivated itself by the method of bibliographic research and according with the strategy of interactive revision, following the elements of dialog in the works: Imagination and art in childhood, pedagogic psicology and social formation of mind of Lev Vygotsky. Also, inside the parameters of the tematics and theoric basis, supported undoubtedly in the studies of Angel Pino, Andrea Zanella, Adriana Mria Caram, Newton Duarte, Mariana de Cássia Assumpção e Lívia Pozza. The following questions oriented the analisys: From which moment that child analyses the world arround, interprets, expresses and creates? Like school, while the main access of the organized knowledges, can contribute for the developing of the imaginary creative of the child, making this a tool of human developing? From these questionings, and the analisys of the works, it was sought to extract the possible contributions for the human developing, in special for the children in the first-age of school education.
Palavras-chave: Pedagogia
Educação infantil
Psicologia da criança
Desenvolvimento humano
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3680
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARASEK.pdf537,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.