Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3685
Type: Monografia
Título : Exploração do conteúdo de fração nos livros didáticos de matemática do Haiti
Author: Velus, Jean Ronald
First advisor: Melo, Marisol Vieira
Resume: Esta pesquisa tem a intenção de analisar os livros didáticos do Haiti, particularmente a unidade que desenvolve o conteúdo de frações nos 6º, 7º e 8º ano. O interesse em explorar este conteúdo se deve, de um lado, às dificuldades ligadas ao conceito de fração e, por outro lado, à preocupação com alunos haitianos que estão nas escolas de Educação Básica brasileiras. Este estudo se baseia em livros didáticos oriundos diretamente do Haiti e, portanto, é do tipo documental. Foram identificados os diferentes significados de frações como: parte-todo, quociente, razão, operador e medida. E também foram analisadas as diferentes representações do conceito de frações nos livros didáticos sob a perspectiva da Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) de Raymond Duval. A partir da análise, constatou-se uma predominância no significado de parte-todo e; em relação às representações, destacaram-se: a simbólica e a língua natural.
Resumen : This research intends to analyze didactic books of Haiti, particularly the unit that develops the content of fractions in the 6th, 7th and 8th grades of elementary school. The interest in exploring this content is, on the one hand, to the difficulties linked to the concept of fraction and, on the other hand, to the concern with Haitian students who are in brazilian elementary schools. This study is based on didactic books directly from Haiti and is therefore based of documents. The different meanings of fractions were identified as: part-whole, quotient, ratio, operator and measure. Also, the different representations of the concept of fractions in didactic books were analyzed from the Registers of Semiotics Representation Theory (RSRT) proposed by Raymund Duval. From the analysis, there was predominance in the meaning of part-whole and; in relation to the representations, the following stand out: the symbolic and the natural language.
Palabras clave : Matemática
Livro didático
Frações contínuas
Cálculo numérico
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3685
Fecha de publicación : 2019
Aparece en las colecciones: Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VELUS.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.