Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3702
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Avaliação do grau de concordância entre o escore de Gleason da biópsia prostática com o da peça cirúrgica em pacientes submetidos à prostatovesiculectomia radical
Autor(es): Cordeiro, João Marcos Soares Miranda
Rodrigues, Rogger Elano Hoeltgebaum
Primeiro Orientador: Zeni, Marcelo
Primeiro coorientador: Maciel, Sarah Franco Vieira de Oliveira
Resumo: Segundo o INCA, o câncer de próstata (CP) é o mais incidente entre os homens em todas as regiões do país, sem considerar os tumores de pele não melanoma. Estima-se para cada um dos anos de 2018 e 2019, cerca de 68.220 novos casos de CP em todo o país, e na região Sul são esperados 14.290 casos novos. É importante ressaltar que a região Sul apresenta maior taxa de incidência, com 96,85/100 mil, enquanto a média nacional é de 66,12/100 mil homens. Os principais parâmetros para o diagnóstico, prognóstico e tratamento do CP se baseiam na dosagem do antígeno prostático (PSA) e no escore de Gleason, obtido pela biópsia transretal, o qual irá predizer o grau de diferenciação celular do tumor em uma escala de 6 a 10. Levando em consideração a importância do escore de Gleason como fator prognóstico na avaliação dos cânceres de próstata, e um dos principais parâmetros que auxiliam na conduta terapêutica adequada, este estudo avalia o grau de concordância entre o escore obtido através da biópsia transretal e do espécime cirúrgico após ressecção. Trata-se de estudo observacional de corte transversal, com dados retrospectivos, no qual foi realizada a análise dos prontuários médicos dos pacientes com diagnóstico anatomopatológico de adenocarcinoma prostático, submetidos a prostatovesiculectomia radical entre os anos de 2012 e 2018 em um hospital de referência no tratamento de câncer de próstata na região oeste de Santa Catarina. A partir dos prontuários selecionados, foi avaliado o escore de Gleason no momento da biópsia, e comparado com o escore de Gleason na peça cirúrgica. Para medir o grau de concordância entre a biópsia e a peça cirúrgica, foi utilizado o Teste ou Coeficiente Kappa. Além disso, foram analisados dados clínico patológicos dos pacientes com os seguintes parâmetros: idade, raça, PSA, Escore de Gleason da biópsia e estadiamento TNM. Tais dados foram compilados através do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Na amostra analisada, o grau de concordância entre o escore de Gleason da biópsia da próstata por agulha e da respectiva peça cirúrgica da prostatovesiculectomia radical é de 52,74%. Tal fato, demonstra a necessidade de que novos estudos sejam realizados, com análise de outras variáveis, como por exemplo, as técnicas utilizadas para a biópsia, assim como estudos comparativos entre os diversos laboratórios de patologia existentes na região. O perfil epidemiológico identificado foi de pacientes com uma idade média de 63,39 anos, média do PSA ao diagnóstico de 12,52; com a predominância da raça branca, representando 90,25% da amostra, seguido pela parda e amarela, com 3,65% cada e o estadiamento TNM mais encontrado foi pT3 com 51,66% da amostra.
Palavras-chave: Medicina
Neoplasias dos genitais masculinos
Próstata
Biópsia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3702
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CORDEIRO.pdf548,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.