Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3703
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Perfil clínico-epidemiológico dos casos suspeitos de sepse e choque séptico em pronto socorro e unidade de internação hospitalar
Autor(es): Malakovski, Heloísa
Kramer, Kássia
Primeiro Orientador: Oliveira, Gabriela Gonçalves de
Primeiro coorientador: Urnau, Fábio Rosalvo
Resumo: Introdução: Sepse é uma disfunção orgânica, caracterizada por resposta imune desregulada do hospedeiro à micro-organismos a que pode evoluir para choque séptico e morte. Objetivo: Caracterizar o perfil clínico-epidemiológico dos casos suspeitos e confirmados de sepse e choque séptico em pacientes internados e com admissão no pronto socorro do Hospital Regional do Oeste na cidade de Chapecó (SC). Metodologia: Estudo observacional transversal com revisão dos casos de sepse e choque séptico admitidos em protocolo de rastreio deste hospital, no período de março de 2017 a março de 2018. Resultados: Foram coletados dados de 210 pacientes, sendo 121 admitidos no pronto socorro e 89 pacientes nos setores de internação hospitalar. Destes, 183 evoluíram com disfunção orgânica e observou-se: 68 casos de sepse (32,4%), 92 casos de choque séptico (43,8%) e 50 casos de não sepse (23,8%). A síndrome da resposta inflamatória sistêmica (SIRS) esteve presente em 91,4% e, entre os que não manifestaram SIRS, apresentaram pelo menos um critério de disfunção orgânica. Encontrou-se 14 diferentes micro-organismos em cultura. O percentual de mortalidade verificado foi de 31% entre os pacientes com sepse, e 53,7% dos diagnosticados com choque séptico. Conclusão: Os dados deste trabalho mostram um perfil epidemiológico semelhante aos dados nacionais, inclusive no que tange à mortalidade. Logo, o delineamento epidemiológico da sepse e choque séptico é imprescindível para a monitorização dos casos e evolução constante de políticas públicas que oportunizem o aprimoramento de ferramentas e protocolos com o objetivo de minimizar este importante problema de saúde pública.
Palavras-chave: Medicina
Choque séptico
Sepse
Saúde pública
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3703
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MALAKOVSKI.pdf537,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.